No final, o director-geral do Grupo Pressnordeste, João Campos, mostrou-se satisfeito por ter conseguido reunir neste evento várias gerações de presidentes de Câmara, todos eles com o objectivo comum de contribuir para o desenvolvimento regional. “Foi muito bonito ver um encontro de gerações de autarcas, desde 76, passando pela década de 80, década de 90 até aos dias de hoje, ver aquelas gerações todas em palco e ver que trabalharam em conjunto e em prol de uma causa comum, que é o desenvolvimento local e o desenvolvimento regional”, salienta João Campos.
Esta foi uma homenagem justa para o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes. Américo Pereira enaltece o trabalho feito ao longo dos anos com escassos recursos financeiros. “As autarquias locais recebem em média 12 por cento do Orçamento geral do Estado. E com esses 12 por cento conseguiram construir mais de 50 por cento dos equipamentos que o País tem e portanto isto é bem demonstrativo de uma frase que um político disse aqui há uns anos que é muito mais bem empregue um tostão gasto por um autarca, do que os milhões gastos pelo Governo”, realça Américo Pereira.
Este mérito é reconhecido pelo secretário de Estado da Administração Local. Leitão Amaro marcou presença no encerramento da I Gala de Homenagem ao Poder Local e destacou o papel importante das autarquias no desenvolvimento da economia e na criação de emprego. “Fizeram muito pela qualidade de vida, pelo acesso aos serviços e agora estão a fazer muito também nos últimos três anos pelo reequilíbrio financeiro, e são muito importantes para os desafios que vêm que é riqueza e emprego criado a partir dos recursos do território, ora quem está mais perto do território os autarcas”, salienta o governante.
Esta foi a I Gala de Homenagem ao Poder Local, que destacou o trabalho desenvolvido não só pelas Câmaras Municipais, mas também pelas Juntas de Freguesia e Assembleias Municipais.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário