quarta-feira, 4 de março de 2015

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro passa a ter uma sala com o nome de Amadeu Ferreira

Amadeu Ferreira, que faleceu no passado domingo, terá uma sala com o seu nome na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Lisboa.

O anúncio foi feito ontem, pelo presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Nuno Aires, durante as homenagens ao escritor, poeta, jurista e investigador da língua mirandesa.

“Foi uma iniciativa minha que propôs a direção por unanimidade foi aceite e que por ser a sala onde começou a aprendizagem do mirandês e em honra e em homenagem ao homem, ao humanista, ao escritor, ao jurista, a tudo que ele foi e a todo o património que ele nos deixou para a posteridade, nós queremos também aqui na casa de Trás os Montes honra-lo dando-lhe o nome da sala Professor Amadeu Ferreira.”

Presente na homenagem esteve também o irmão de Amadeu Ferreira, Carlos Ferreira, que destaca a ligação do professor à Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“Foi uma pessoa que manteve ao longo da sua vida uma relação muito próxima com a casa de Trás os Montes quer administrando cursos, quer vindo cá várias vezes a fazer a apresentação de livros. O amadeu era uma pessoa como qualquer outro transmontano, os transmontanos são pessoas simples, singelas e se o Amadeu poder encarnar esse conjunto, acho k o faria muito bem. Era uma pessoa simples, inteligente uma pessoa daquelas que saem todos os quinhentos anos, há pessoas que lhe chamam uma espécie de profeta que as sociedades só produzem de muitos em muitos anos.”

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro passa a ter uma sala chamada “Professor Amadeu Ferreira”, para homenagear aquele que foi talvez o maior investigador da segunda língua oficial em Portugal.

Hoje as homenagens prosseguem em Sendim, Miranda do Douro, terra natal de Amadeu Ferreira.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário