A direcção distrital de Bragança do STAL, Sindicato Trabalhadores Administração Local entregou na passada sexta-feira uma carta ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, aproveitando a sua passagem pela região.
O documento transmite as preocupações dos trabalhadores da administração local com questões como a redução de trabalhadores, os Acordos Colectivos de Empregador Público que preveem, entre outras condições, 35 horas de trabalho semanais e ainda o encerramento de serviços públicos, que consideram que contribuiu para a desertificação.
“Os serviços públicos estão a ser retirados a uma velocidade estonteante, o governo está-se a inibir de responsabilidades e tem querido passar essa responsabilidade para as câmaras e as câmaras, se não tiverem verbas também não podem suportar esses serviços. O governo, de uma vez por todas, tem que nos tratar como portugueses de pleno direito, de uma forma justa e acabar com a assimetria que existe entre o litoral e o interior”, frisa José Freire, coordenador distrital de Bragança do STAL.
O horário de trabalho é uma das principais preocupações dos trabalhadores da administração local. Além de defenderem as 35 horas semanais, os sindicalizados mostram-se também preocupados com o regime de jornada contínua, que está a ser cumprido pelos trabalhadores de 8 Municípios do distrito, incluindo Bragança, e que os priva de almoçarem com as famílias. “Ainda não perdemos a esperança de fazer ver que o horário de trabalho é a coisa mais sagrada que um trabalhador tem.
Lanço um repto para que pensem nas famílias, porque isto leva à destruturação das famílias, e depois não adianta andarem a fazer políticas para a natalidade”, considera José freire.
Declarações à margem da manifestação organizada pela CGTP este sábado. No distrito de Bragança, a manifestação decorreu em Mirandela e reuniu cerca meia centena de trabalhadores.
A greve geral dos trabalhadores da Administração Pública está marcada para a próxima sexta-feira, como forma de protesto contra os cortes salariais, os congelamentos de carreiras e a lei da requalificação.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário