Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

EAPN está a delinear uma estratégia para o combate à pobreza

É necessário criar uma estratégia com medidas eficazes no combate à pobreza. Esta foi a ideia defendia por Sérgio Aires, presidente da EAPN, Rede Europeia Antipobreza Europa, ontem em Bragança.
O responsável revela que a EAPN está a trabalhar numa estratégia de combate à pobreza que assenta no envolvimento da sociedade e que se adapta à realidade local de cada região do país. “Essa estratégia deve identificar objectivos prioritários, acções prioritárias e um conjunto de mecanismos de avaliação e de seguimento. Paralelamente, esta estratégia tem que ser implementada com a participação o mais profunda quanto possível da sociedade portuguesa. Não adianta, seja qual for o governo, ter muita vontade de combater a pobreza se não se mobiliza a sociedade para isso", frisa o responsável. 
A estratégia está praticamente pronta e vai a discussão à Assembleia da República no próximo dia 18 de Maio. 
Sérgio Aires frisa que é necessário que o parlamento deixe de aprovar leis que contribuam para a pobreza. “É necessário que, de uma vez por todas, o parlamento deixe de aprovar leis que já sabe à partida que vão aumentar a pobreza. Dou um exemplo muito prático: quando se aumenta a taxa do IVA, temos que medir e avaliar os efeitos que isso terá na economia e no aumento ou redução da pobreza. Não temos mecanismos parlamentares para fazer isso e essa é umas propostas da estratégia”, revela o responsável.
Este foi um dos temas que marcaram o 2º Encontro Distrital de Dirigentes do Terceiro Sector, que decorreu ontem em Bragança e que discutiu os problemas das instituições sociais. 
No que diz respeito à pobreza, os dirigentes das instituições mostraram-se preocupados com o assistencialismo, ou seja a necessidade de, em primeiro lugar prestar assistência aos mais carenciados. Uma situação que preocupa Pedro Guerra, coordenador distrital de Bragança da EAPN e director do centro Social Paroquial de Santo Condestável, em Bragança. “O que nós reparamos em todas as instituições é que está a ser um tempo muito difícil mas não é a altura de levantar dados. É a altura de ser bombeiro, de combater no imediato. 
Custa-me dizer isto mas, neste momento, estamos a ser assistencialistas, não podemos pensar em mais nada”, constata Pedro Guerra. 
As políticas nacionais e europeias em torno do terceiro sector, estiveram em debate ontem em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário