Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Encontro de escritores transmontanos debate papel social da literatura

Macedo de Cavaleiros acolheu mais um Encontro de Escritores Transmontanos este sábado.
Mais de uma dúzia de autores marcou presença para discutir literatura, interagir com leitores e apresentar livros. Uma das obras apresentadas foi o título mais recente de Tiago Patrício, “O Princípio da Noite”.
O escritor, natural de Carviçais, refere que o livro surge no seguimento do anterior romance, intitulado “Trás-os-Montes”. 
O romance “fala sobre um tema bastante actual a emigração dos países do sul da Europa e fala dos refugiados, mas foi escrito antes desta crise mais evidente. Esteve para ficar na gaveta, e a actualidade veio a coincidir com o que já estava escrito”, adianta o escritor. 
O evento contou ainda com um debate sobre o papel social da literatura. “Já vem sendo hábito termos uma tertúlia. Sem dúvida que hoje-em-dia, e principalmente dada a conjuntura actual, a literatura pode ter um papel de alerta, de denúncia e de chamar a atenção para o que vai menos bem, de protesto”, refere Virgínia do Carmo, da organização do encontro. 
O encontro de escritores transmontanos realiza-se há cinco anos, em Macedo de Cavaleiros organizado pela Editora Poética. Esta edição teve lugar, pela primeira vez, no Centro Cultural da cidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário