Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Situação da água melhorou em Bragança

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, afirmou hoje que o problema da falta de água no concelho "melhorou" com a chuva dos últimos dias, mas as medidas de contenção são para manter.

"A situação da água melhorou ligeiramente, não tanto como gostaríamos", declarou à Lusa, indicando que "já há uma ou outra linha de água que está a correr e que permite um desafogo de 10/12 dias".

Contudo, a chuva ainda não foi suficiente para o concelho ficar "completamente à vontade".

A seca dos últimos meses esgotou as fontes alternativas de abastecimento público em Bragança e obrigou a Câmara a recorrer às reservas mais cedo do que habitual.

Os alertas soaram em agosto, com a autarquia a enviar uma carta aos munícipes a alertar para a situação, a pedir contenção nos consumos e a anunciar medidas penalizadoras.

A Câmara adotou algumas medidas de poupança que vai manter, segundo o autarca, como a suspensão de regas de jardins e qualquer tipo de utilização da água para qualquer outros fins que não abastecimento público.

"Vamos manter todas as medidas que tínhamos adotado porque não temos a perspetiva de que neste futuro próximo possam vir dias com a pluviosidade que ontem (quarta-feira) aconteceu", indicou.

O armazenamento continua baixo no concelho, com a barragem da Serra Serrada a aumentar apenas "10 centímetros" com a chuva dos últimos dias, "que é uma coisa quase insignificante face ao volume e à capacidade que ela tem de armazenamento", como disse.

A segunda barragem para abastecimentos de água a Bragança, a de Veiguinhas, está concluída, mas ainda não conseguiu encher, devido à seca dos últimos meses.

Os depósitos de algumas aldeias do concelho começaram este ano a ser abastecidas mais cedo do que é habitual por camiões cisterna dos bombeiros.

Apesar da escassez, o presidente da Câmara garantiu que não se verificou nenhuma situação de falta de água no concelho.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário