Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Doente com Botulismo assistida no Hospital de Bragança já teve alta

Já tiveram alta quatro dos cinco doentes com botulismo. Um deles foi uma mulher de 47 anos, o único caso acompanhado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, mais propriamente pelo Hospital de Bragança.
Ao que conseguimos apurar, pelo menos três casos estão relacionados com o consumo de alheira e queijo contaminados num restaurante na zona histórica de Bragança associado ao ex-masterchef Luís Portugal.
A mulher de 47 anos, natural de Mogadouro, jantou no restaurante associado a Luís Portugal a 5 de Setembro. Da ementa fez parte a alheira da marca “Origem Transmontana”, comercializada por Luís Portugal. 
No dia seguinte começaram os primeiros sintomas, entre eles cansaço e vómitos que foram evoluindo para falta de ar, visão dupla e dificuldades na fala. Ao final da tarde do dia 9, a doente dirigiu-se à urgência de Mogadouro, tendo sido encaminhada para o Hospital de Bragança. 
Depois de ter feito vários exames, acabou por ter alta às 2h00 da madrugada do dia 10. Com o agravamento dos sintomas, a doente dirigiu-se à urgência do Hospital Terra Quente, em Mirandela, onde lhe detectaram botulismo, uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal. Foi encaminhada para o hospital de Vila Real, que confirmou esta doença, no entanto, devido à falta de camas, a doente foi transferida para o Hospital de Bragança, já no dia 11. 
A paciente teve alta do Hospital de Bragança ao final da tarde da passada sexta-feira, tendo regressado a casa algaliada, ainda com dificuldades na visão e em movimentar os membros superiores e inferiores. 
Segundo apurámos, a mulher encontra-se ainda de baixa e não tem perspectivas de quando poderá regressar ao trabalho. 
A Brigantia tentou obter mais esclarecimentos sobre o único caso de botulismo, relacionado com a marca “Origem Transmontana”, que deu entrada na Unidade Local de Saúde do Nordeste, no entanto, ainda não obtivemos qualquer resposta desta entidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário