Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bragança quer ter a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo

A cidade de Bragança quer entrar para o livro dos recordes com a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo, um evento que faz parte do programa das festas natalícias apresentado hoje.
   
A Câmara Municipal investiu 160 mil euros em animação, e em parceria com outras entidades do concelho, para entre 1 de dezembro e 06 de janeiro tornar Bragança na 'Terra Natal e de Sonhos'.

A principal novidade em relação à última época natalícia, além do reforço do investimento e das atividades, é a intenção de juntar mais de duas mil pessoas na praça do município para darem forma à maior árvore de Natal humana iluminada.

Responsáveis pelo Guinness World Record estarão presentes em Bragança, a 09 de dezembro, para atestar o feito que não deverá ser difícil de alcançar, já que, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, não consta do livro dos recordes nada semelhante.

As atividades previstas para a quadra destinam-se a todas as faixas etárias, continuando em destaque a pista de gelo instalada na Praça Camões, onde se concentram a maior parte das iniciativas, que incluem também um presépio gigante, outro ao vivo e respetiva árvore de natal.

A pista de gelo, por onde passaram no Natal passado mais de 13 mil "patinadores", será este ano maior e coberta para que o frio e a chuva não desmobilizem os interessados.

As receitas da bilheteira revertem integralmente para as associações humanitárias dos bombeiros do concelho, nomeadamente as de Bragança e Izeda.

A vertente de solidariedade está presente em outras iniciativas como o concerto organizado pela Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança com o jovem artista português 'AGIR'.

Por cada bilhete vendido vai ser doado um euro à Obra Kolping, uma instituição que acolhe crianças em risco e que "está a passar por dificuldades", segundo Ricardo Pinto, representante dos estudantes.

De solidariedade é feito também, pelo quarto ano, o jogo entre os amigos do internacional de futsal Arnaldo Pereira e do jogador de futebol Pizzi, ambos naturais desta região.

Durante mais de um mês, "Bragança, Terra Natal e de Sonhos" proporcionará animação e iluminação de rua alusivas à quadra, concertos, dança, musicais infantis, exposições, desfiles de pais Natal, banca de natal, oficinas de leitura, entre outras iniciativas.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de testemunhar as tradições locais de natal, nomeadamente a Festa dos Rapazes, Festa de Santo Estêvão e a Festa dos Reis que decorrem em várias aldeias com a presença dos típicos caretos, os mascarados transmontanos.

O presidente da Câmara explicou a aposta neste evento apontando o retorno da experiência do ano passado.

Segundo Hernâni Dias, "houve efetivamente um acréscimo na área de hotelaria superior a 6%, a ocupação do parque de estacionamento da Praça Camões subiu quase 50% e mais de 50 mil pessoas passaram pelas atividades".

A autarquia registou ainda um acréscimo de visitas de 7,2% aos equipamentos culturais da cidade, números para os quais contribuíram os vizinhos espanhóis.

Ao promover estas iniciativas, o município de Bragança pretende "animar a cidade, e sobretudo a zona histórica, promover o comércio tradicional, dinamizar a economia local e o turismo".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário