Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Documentário "Portugal - Um dia de cada vez" estreia-se na quinta-feira

Um dia de cada vez", um documentário de João Canijo e Anabela Moreira, que retrata a vida de portugueses em aldeias e vilas de Trás-os-Montes, estreia-se na quinta-feira nos cinemas.

O filme, que teve antestreia no DocLisboa, é um projeto do realizador João Canijo e foi rodado pela atriz Anabela Moreira, que andou de câmara na mão a filmar um dia na vida de vários portugueses, daquela região. "Um retrato de gentes cada vez mais sós e esquecidas e que vivem o seu dia a dia, um dia de cada vez", como refere a produtora Midas Filmes.

Anabela Moreira contou à agência Lusa que "Portugal - Um dia de cada vez" é o resultado de uma série de recolhas que a atriz fez para dois projetos que João Canijo está a preparar sobre Portugal: uma série televisiva para a RTP e ainda uma longa-metragem relacionada com peregrinações a Fátima.

Com mais de 300 horas gravadas por Anabela Moreira, sobre lugares e pessoas de Trás-os-Montes até à região centro, João Canijo, a atriz e o montador João Braz fizeram "Portugal - Um dia de cada vez". Um segundo documentário deverá ser ainda feito.

"As pessoas abriram-me a porta de casa e a câmara não era a coisa mais importante entre mim e elas. Não fui com um espírito de jornalista ou documentarista. Descobri que as pessoas têm uma grande necessidade de serem escutadas. Deixei muitas vezes de filmar para as abraçar", contou Anabela Moreira à Lusa.

O filme retrata sobretudo mulheres, idosas que vivem sozinhas em casa, em aldeias pequenas, que dedicam o dia inteiro ao trabalho, que cuidam de familiares em casa. Retrato de um país que se isolou.

"Os políticos que representam os cidadãos não fazem a mínima ideia do que se vive no país. Há sítios onde não há teatro, cinema, hospitais, transportes públicos. É cruel, porque as pessoas não têm dinheiro, estão abandonadas", afirmou.

A propósito de "Portugal - Um dia de cada vez", o Cinema Ideal, em Lisboa, dedicará uma semana de programação ao cinema de João Canijo, repondo em sala os filmes "Sangue do meu sangue" e "É o amor".

João Canijo, Anabela Moreira e João Braz farão uma apresentação do filme na quinta-feira, no Cinema Ideal, em Lisboa.

SS // MAG
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário