Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Da oliveira ao lagar

“A oliveira dá-nos a azeitona, a azeitona dá-nos o azeite, o azeite dá-nos luz na candeia, saúde no mal e gosto no prato” (provérbio popular)

Na Terra Fria Transmontana a cultura da oliveira está representada pelo olival de minifúndio, associado a técnicas culturais ancestrais.

Em Santulhão o olival tradicional é uma presença constante na paisagem. A colheita da azeitona faz-se entre os meses de Novembro e Janeiro recorrendo ainda a métodos tradicionais, o varejamento ou vareja, utilizando varas de castanho ou freixo. A azeitona colhida segue depois para o lagar, onde é extraído o azeite, um produto de excelência, utilizado maioritariamente na alimentação, mas também empregue na medicina popular ou como lubrificante de alfaias agrícolas (o de pior qualidade).

Com esta actividade pretende-se que o participante fique a conhecer todo o processo de fabrico do azeite, desde a Oliveira até ao Lagar, passando um dia agradável no campo e experienciando a técnica tradicional da apanha da azeitona.

Programa

28 de Novembro – Santulhão (Vimioso)

9:30 – Encontro de participantes junto ao antigo posto da GNR de Santulhão

9:45 – Caminhada “No trilho da Oliveira” (extensão: 4 km; grau: fácil)

11:00 – Apanha tradicional da Azeitona

12:45 – Almoço de campo - merenda no olival

15:00 – Visita guiada ao lagar de azeite de Santulhão

NOTA: Programa sujeito a alterações e dependente das condições meteorológicas.

Informações

Preço*:

Sócios** da ALDEIA: 10€

*O preço inclui a participação na actividade, a merenda de campo e a visita guiada ao lagar de azeite.

**A inscrição como sócio da ALDEIA (10€) pode ser feita em simultâneo como o pagamento da inscrição na actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário