Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Museu do Ferro e da Região de Moncorvo recria mais uma edição da Partidela Tradicional da Amêndoa

No passado dia 21 de Novembro teve lugar no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo a XII Partidela Tradicional da Amêndoa.

Durante a iniciativa falou ao público presente a vereadora do Município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, sobre a importância cada vez mais crescente desta cultura no nosso concelho. Dirigiu-se também ao auditório Joaquim Morais, da Confraria da Amêndoa, e Nelson Campos, encarregado do Museu do Ferro.

Sendo Torre de Moncorvo terra de muita amêndoa, em tempos passados a população reunia-se ao serão para ajudar a partir as amêndoas colhidas nesse ano, cada um pegava num ferro e numa pedra e partia separando a casca do grão.
Foi este o momento que se recriou no Museu do Ferro, as mais de 40 pessoas presentes foram convidadas a participar na Partidela da Amêndoa. E como manda a tradição não faltou a animação musical com a Tuna da Lousa, o convívio entre idosos e crianças e uma merenda tradicional destinada a todos os participantes que teve lugar no final da atividade.

NI-Luciana Raimundo
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário