Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Habitação, emprego e discriminação são problemas a ultrapassar na comunidade cigana

Debater os desafios das comunidades ciganas o objectivo do Seminário “Conhecer para compreender, empreender, participar e incluir” que esta quinta-feira decorreu em Vinhais.
A integração foi um dos temas discutidos.
De acordo com Idalina Brito, coordenadora do Núcleo de Local de Inserção da Segurança Social da vila, as condições de habitabilidade e o emprego constituem as principais áreas com necessidades de melhoria, o que implica o empenho de várias entidades.
“No âmbito da segurança social, da escola quer do IEFP tem havido algumas acções de formação e de apoio, mas isso não basta. As pessoas têm de tomar a iniciativa e tem de haver de trabalho fixo e melhorar as condições de habitabilidade”, com especial atenção para a comunidade de Penhas Juntas, que “vive num bairro com poucas condições de habitabilidade”, refere.
Carlos Nobre, do gabinete de apoio às comunidades ciganas, do Alto Comissariado para as Migrações, incitou a região a apresentar projectos ao Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, que tem como objectivo financiar programas de combate à discriminação desta população e de apoio à sua integração. 
O responsável destacou ainda que pela primeira vez um programa de fundos comunitários tem um programa operacional para a inclusão social e emprego, que tem uma dotação total de 3 milhões de euros e que deve ser aproveitado no distrito. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário