Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

'Rituais com Máscaras em Portugal' explica tradições de 11 municípios

O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, acolhe na quinta-feira a apresentação dos primeiros quatro livros da coleção 'Rituais com Máscaras em Portugal', envolvendo 11 municípios e que incidem sobre uma faceta mais científica destes rituais de inverno.
   
Estes primeiros volumes são dedicados a Lamego, Mira, Miranda do Douro e Mogadouro.

As edições são em português e inglês, mas o de Miranda do Douro inclui também o idioma mirandês.

A coletânea é resultado de "um intenso trabalho" de recolha e pesquisa e os primeiros quatro a volumes são da autoria de Amândio de Castro Lourenço e Elisa Martins Alves (Lamego), Elisa Martins Alves (Mira), Antero Neto (Mogadouro) e Alfredo Cameirão e Mário Correia (Miranda do Douro).

Em declarações à agência Lusa, Hélder Ferreira, da Progestur, entidade responsável pela coleção, disse que há bastante trabalho sobre a máscara na vertente antropológica e etnográfica, mas pouco sobre a intensidade como a mascara é hoje vivida.

"Agora vamos trabalhar os rituais da máscara de uma forma mais científica e mais académica, retratando a importância que as festas dos mascarados têm nas suas comunidades", explicou o também investigador da máscara ibérica.

Os Caretos de Podence (município de Macedo de Cavaleiros), os Cardadores de Ílhavo, a Bugiada (município de Valongo) ou os Caretos, Máscaros e Diabos de Vinhais, ou Cavalhadas da Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores são algumas tradições a abordar na coleção dos "Rituais com Máscaras em Portugal".

No decurso do evento de quinta-feira no Museu Nacional de Arqueologia será ainda apresentada a Rota das Máscaras, fruto de uma parceira entre a Progestur e a Fundação Inatel, que se traduz "numa oferta turístico-cultural", dando a conhecer não só as festas, "mas também a gastronomia, património cultural material e imaterial e paisagens, entre muitas outras atrações dos municípios envolvidos".

Nas suas declarações, Hélder Ferreira assinalou ainda outras iniciativas para colocar a máscara no centro das atenções, como o Festival da Mascara Ibérica, que anualmente se realiza na Baixa de Lisboa, que tem sido uma forma importante de dar a conhecer estes rituais tão ancestrais.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário