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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa continua parada 3 anos depois

Apesar do novo modelo ter já sido concessionado à empresa AeroVip, os voos ainda não foram retomados. Falta um visto do Tribunal de Contas.
Fonte da AeroVip garante à TSF que "estão prontos para arrancar amanhã", assim haja uma autorização formal. Nesta altura, tudo depende de um visto do Tribunal de Contas.

O processo deu entrada neste organismo no final de setembro, pouco antes das eleições Legislativas. O novo modelo de negócio aponta para uma ligação do nordeste até Portimão, com escala em Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais (Tires) e Portimão.

Em 27 de novembro de 2012, após 15 anos de voos ininterruptos, o avião deixou de voar porque, segundo o governo, Bruxelas não estava de acordo com o modelo de financiamento directo de 2,5 milhões de euros por ano à operadora.

A 18 de dezembro de 2014, o Conselho de Ministros aprovou uma despesa máxima de 7,8 milhões de euros para a concessão da rota durante 36 meses após a celebração do contrato.

Em janeiro deste ano, uma retificação a esta resolução, explica que o montante a pagar à transportadora será fracionado: 650 mil euros em 2015, até 2,6 milhões de euros em 2016, o mesmo valor em 2017 e um máximo de 1,95 milhões de euros em 2018.

A AeroVip foi a vencedora do concurso público. O contrato está assinado e a própria página da transportadora na internet já tem o preço dos bilhetes. Resta agora o "sim" do Tribunal de Contas.

Ainda assim, os transmontanos não estão muito confiantes de que os voos regressem a curto prazo. O presidente da Câmara de Vila Real diz que tem dúvidas. Rui Santos considera que a própria rota proposta não foi bem estudada e é pior que a anterior.
Também o autarca Bragança vê com bons olhos a ida ao Algarve, mas Hernani Dias não entende a demora e duvida do regresso dos voos.

Afonso de Sousa
TSF

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