Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Falta de médicos em Moncorvo e Alfândega preocupa autarcas

Os autarcas de Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé estão preocupados com a falta de médicos nos centros de saúde dos seus concelhos.
Em Torre de Moncorvo, o director do Centro de Saúde faleceu recentemente e um dos médicos não se encontra ao serviço devido a questões internas com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, o que faz com que dos cinco médicos deste Centro de Saúde, apenas três estejam ao serviço.
A situação pode piorar, uma vez que um dos médicos que está a trabalhar tem férias marcadas para Dezembro.
O autarca Local, Nuno Gonçalves, refere que esta situação causa constrangimentos mas, garante que a ULS está empenhada em encontrar uma solução. “Encontrou-se uma solução que passa por clínicos que estão a prestar serviços em Mirandela poderem vir prestar serviços em Torre de Moncorvo às terças e quintas e uma clínica de Coimbra poder estar nos fins-de-semana em Moncorvo. 
A partir de Janeiro teremos uma médica a tempo inteiro e em Fevereiro, aquando dos concursos, uma das vagas será preenchida no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo”, adiantou. Espera-se que esta situação fique resolvida em Janeiro do próximo ano. Também em Alfândega da Fé, a falta de médicos tem vindo a causar constrangimentos. 
A presidente do Município lamenta que este problema se tenha vindo a arrastar nos últimos anos e ainda não haja solução à vista. “Há um médico que está de atestado há mais de um ano, ele tinha muitos doentes e faz muita falta no Centro de Saúde. A solução encontrada foi que vêm alguns médicos de outros centros de saúde fazer algumas horas, mas isso não é uma solução que dê resposta às necessidades do centro de saúde”, considera Berta Nunes. 
Confrontada com a situação relativa ao Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, a Unidade Local de Saúde do Nordeste informou, por escrito, “ que está a desenvolver todos os esforços no sentido de solucionar uma dificuldade entretanto surgida de escassez de recursos humanos médicos para a prestação de assistência clínica aos utentes deste Centro de Saúde”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário