O congresso internacional, que é promovido em parceria pelo Brigantia Ecopark e as associações de desenvolvimento da Terra Fria Corane e da Terra Quente Desteque, vai reunir diversos especialistas para discutir os problemas, desafios e as soluções das pequenas e médias cidades.
Os oradores nacionais e internacionais do congresso apresentarão estratégias inteligentes – baseadas na tecnologia e inovação, para aplicar em áreas como planeamento urbano, sustentabilidade, eficiência e energia ou mobilidade. Contributos que, de acordo com Hernâni Dias, presidente do município de Bragança e da associação para o desenvolvimento do Brigantia Ecopark, vão contribuir não só para divulgar o território, mas também para evitar a tendência de despovoamento.
“Contribuirmos desta forma, até para a fixação de pessoas e empresas, que nos leve a conseguir travar o efeito de despovoamento que é preciso inverter”, frisa.
O presidente da Desteque e autarca de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, está confiante de que o Smartravel 2015 vai contribuir para a promoção turística e para atrair visitantes ao nordeste transmontano. “O foco são sempre as pessoas, estamos a trabalhar para os que nos são próximos e para atrair o maior número de visitantes para a região. Queremos dar outra imagem da região”, salienta.
O presidente da CoraNE e residente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, considera que o fórum internacional realizado o ano passado teve um impacto positivo na região: “Os resultados não são expectáveis no imediato, mas é evidente que o efeito foi muito positivo e muitos participantes do ano anterior querem regressar e que têm feito eles próprios nas suas actividades uma excelente promoção do nosso território”, sustenta.
São esperados cerca de 300 participantes, para o Smartravel 2015 que representa um investimento de 42 mil euros suportado pelos três promotores.
O programa que foi apresentado ontem, divide-se entre um primeiro dia de comunicações no teatro municipal de Bragança, e um segundo com experiências e visitas no território.
O congresso tem este ano menor dimensão devido à falta de disponibilidade de fundos comunitários.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário