A vida e obra do Padre Firmino Augusto Martins podem ser conhecidas numa exposição patente no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, até ao final do ano.
O vereador da Cultura do Município de Vinhais, Roberto Afonso, explica a importância que o padre Firmino teve enquanto etnógrafo, político e jornalista.
“O padre Firmino Martins, além de ter sido um grande investigador na área da etnografia, foi também um político destacado, foi o presidente da Câmara que mais anos esteve à frente dos destinos do concelho de Vinhais e, a par disso, recebeu uma série de condecorações do Estado. Foi também o principal correspondente de um jornal de Bragança”, lembra Roberto Afonso. A exposição assinala os 50 anos da morte do Padre Firmino.
O vereador não tem dúvidas que Firmino Augusto Martins foi um investigador que muito contribuiu para a divulgação da cultura transmontana em, em particular do distrito de Bragança. “A exposição pretende mostrar quem foi este homem tão importante para o distrito, em termo de preservação e divulgação da cultura transmontana e que, a par do Abade Baçal, do Abade Tavares de Moncorvo e do padre Mourinho de Miranda do Douro, formaram o grupo dos principais investigadores do nosso distrito”, frisa o responsável.
O Padre Firmino Martins foi agraciado pelo governo com as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Cristo e Cavaleiro de Santiago da Espada e fez parte do movimento de Paiva Couceiro que, em 1911 preparou a 1.ª Incursão Monárquica, o que levou ao seu exílio na Espanha e depois no Brasil.
Até ao final do ano a vida e obra do autor está exposta na vila de Vinhais.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário