O programa CLDS Mais de Mirandela tem dois projectos de apoio aos mais carenciados daquele concelho: um banco de serviços e apoio técnico que se junta banco de móveis e equipamentos usados.
Luís Pereira coordenador deste programa refere que ambos os casos assentam na promoção da solidariedade e do voluntariado.
O projecto de doação de móveis pretende fazer um aproveitamento de bens e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades de muitas famílias. “Tem como fim promover a entrega de equipamentos, como electrodomésticos ou mobiliário que as pessoas já não precisem mas que estejam em bom estado, e será depois doado a famílias carenciadas que sejam identificadas pela rede social de Mirandela”, refere o responsável que adianta que “são dois projectos que se implementam com um princípio de voluntariado e proximidade”.
Já no caso do banco de serviços e apoio técnico, o que é doado é o tempo e a mão-de-obra, nomeadamente de empresas, que se disponibilizem para pequenos arranjos em áreas como electricidade, mecânica, carpintaria, pequenos serviços de construção civil ou canalização. “Apela à responsabilidade social das empresas e dos empresários que actuem nestas áreas para criarem banco de horas para poderem de forma gratuita prestar serviços a famílias que necessitem”, explica Luís Pereira.
Trata-se de projectos que surgiram depois de identificadas necessidades no concelho e de pedidos que chegavam ao CLDS mais.
Os móveis e equipamentos usados podem ser deixados no ninho de empresas em Mirandela ou, quando não há possibilidade de realizar o transporte, a câmara municipal disponibiliza um serviço de recolha.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário