Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Município de Macedo de Cavaleiros agradece doações a Margarida Guinoiseuau

A tarde de sábado, dedicada à cultura, com a abertura do Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, da exposição “Deus Menino” e a assinatura de um protocolo com a Direção Regional de Cultura, foi a oportunidade para o Município de Macedo de Cavaleiros agradecer publicamente as doações de Margarida Cepeda Guinoiseau ao Museu de Arte Sacra. 

A Portuguesa, emigrada em França, com a família paterna transmontana, tem, desde 2013, feito doações de peças ao Museu de Arte Sacra. “Tinha este património que é Português e, tive que sair para França, não ia levá-lo comigo. Deveria ficar no país. Eu conhecia este museu, gostava muito dele por ser um espaço pequeno, querido e quase familiar, mas que estava sempre aberto, coisa que não encontro em mais lado nenhum. As peças estarão sempre expostas e eu posso partilhá-las com o meu povo, o meu país, a minha cultura”, justificou a benemérita.

O agradecimento fica perpetuado com uma placa erguida no Museu de Arte Sacra, por iniciativa da Câmara Municipal, dada a conhecer este sábado pelo seu Presidente Duarte Moreno. No momento, a autarquia expôs, junto à placa evocativa, as peças cedidas. São elas “um Menino Jesus em marfim, em arte Indo-europeia, que é talvez a peça de mais relevo e a mais antiga; uma pintura, embora não sendo de grandes dimensões, é de excelente qualidade, não se Espanhola ou Portuguesa, mas Ibérica de certeza; dois Missais em Marfim; e um Manuscrito do final do Séc. XVI das decisões do Concílio de Trento, manuscritas para o Português da época e que está a ser decifrado”, explicou.

 NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário