Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Filandorra antecipa o Natal e presenteia as crianças das escolas do interior

A Filandorra, Teatro do Nordeste, deu hoje início a um ciclo de representações para o público infantil, antecipando o Natal nas Escolas com a apresentação do espectáculo Os Músicos da Aldeia dos Irmãos Grimm para um universo de cerca de mil crianças dos Concelhos de Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Sabrosa e Alfândega da Fé.

Trata-se de mais uma iniciativa que expressa o entusiasmo e vitalidade da Companhia em fazer e levar o teatro ao público escolar, afirmando-se na região como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais. 

Assim, e nesta época natalícia em que os valores da solidariedade, respeito e amizade são referência, a Filandorra adaptou o espírito de Natal ao clássico europeu da literatura para a infância da autoria dos Irmãos Grimm, e vai recontar com cheirinho a Natal a história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal. Neste espectáculo actores/contadores e público reflectem em conjunto sobre a velhice e a sua marginalidade, e celebram o valor da amizade e a importância de ter amigos. 

Hoje (segunda-feira) os quatro músicos estiveram no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, com a presença das crianças de todo o Pré-Escolar e 1º ciclo daquele concelho bem como utentes das IPS’S, num verdadeiro encontro intergeracional. Os Músicos seguem amanhã, 15 de Dezembro, para Vila Real, e encontram-se com as crianças dos Jardins de Infância e 1º ciclo de Arrabães e Torgueda no Centro Cultural de Arrabães pelas 15h00, e com as crianças dos Jardins de Infância de Borbela e Prado bem como do 1º ciclo da EB do Prado na Sede da Junta de Freguesia de Borbela às 18h00. Em ambos os espectáculos foram convidados os país e avós, para que a Festa de Natal se torne um verdadeiro momento de fruição natalícia na partilha de sorrisos e emoções. 

Na quarta-feira, 16 de Dezembro, é a vez das crianças do Pré-Escolar e 1º ciclo do Concelho de Sabrosa “descobrirem” estes bravos músicos que não desistem de lutar pelo seu sonho, o de pertencerem à Fanfarra Municipal, com sessões agendadas para as 09h30 e 11h00 no Auditório Municipal. À tarde, Os Músicos regressam a Vila Real, mais propriamente à Escola EB Corgo, onde pelas 15h00 se vão encontrar com as crianças do Pré-escolar e 1º ciclo deste estabelecimento de ensino. Este ciclo de teatro com Os Músicos da Aldeia… com cheirinho a Natal termina em Alfândega da Fé, no dia 17 de Dezembro, com a apresentação desta aventura às crianças de todo o Pré-Escolar e 1º ciclo daquele concelho, com sessões agendadas no Auditório da Casa da Cultura às 10h30 e 14h30. 

Os Músicos da Aldeia conta com versão cénica e encenação de David Carvalho, e em palco com as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães e António Nascimento (estagiário). Ao conto original foi acrescentado um registo musical, com letra e música da autoria da escritora vila-realense Marília Miranda e voz de Teresa Ventura. 

Ainda durante esta semana, e a demonstrar a importância da Companhia na formação de novos públicos para o teatro, a Filandorra vai estar na terça-feira pelas 10h30 no Auditório Municipal de Ribeira de Pena com o espectáculo Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, para os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas daquele Concelho, em jeito de Aula Viva sobre o autor e a obra. Na sexta-feira a Companhia desloca-se a Baião onde apresenta no Auditório Municipal pelas 15h00 o espectáculo História do Macaco de Rabo Cortado de António Torrado. À noite a Filandorra vai estar no Teatro Municipal de Vinhais com a apresentação de excertos das Contas Nordestinas para todos os funcionários da autarquia de Vinhais. 

O ciclo de teatro a antecipar no Natal completa-se no dia 21 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Penedono, onde a Filandorra vai estar com o projecto ANIBILEI – Animação do Livro e da Leitura. As crianças dos Jardins de Infância daquele Concelho vão nesse dia à Biblioteca “descobrir” que as histórias que os livros contam podem ganhar vida!

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário