A Filandorra, Teatro do Nordeste, deu hoje início a um ciclo de representações para o público infantil, antecipando o Natal nas Escolas com a apresentação do espectáculo Os Músicos da Aldeia dos Irmãos Grimm para um universo de cerca de mil crianças dos Concelhos de Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Sabrosa e Alfândega da Fé.
Trata-se de mais uma iniciativa que expressa o entusiasmo e vitalidade da Companhia em fazer e levar o teatro ao público escolar, afirmando-se na região como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais.
Assim, e nesta época natalícia em que os valores da solidariedade, respeito e amizade são referência, a Filandorra adaptou o espírito de Natal ao clássico europeu da literatura para a infância da autoria dos Irmãos Grimm, e vai recontar com cheirinho a Natal a história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal. Neste espectáculo actores/contadores e público reflectem em conjunto sobre a velhice e a sua marginalidade, e celebram o valor da amizade e a importância de ter amigos.
Hoje (segunda-feira) os quatro músicos estiveram no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, com a presença das crianças de todo o Pré-Escolar e 1º ciclo daquele concelho bem como utentes das IPS’S, num verdadeiro encontro intergeracional. Os Músicos seguem amanhã, 15 de Dezembro, para Vila Real, e encontram-se com as crianças dos Jardins de Infância e 1º ciclo de Arrabães e Torgueda no Centro Cultural de Arrabães pelas 15h00, e com as crianças dos Jardins de Infância de Borbela e Prado bem como do 1º ciclo da EB do Prado na Sede da Junta de Freguesia de Borbela às 18h00. Em ambos os espectáculos foram convidados os país e avós, para que a Festa de Natal se torne um verdadeiro momento de fruição natalícia na partilha de sorrisos e emoções.
Na quarta-feira, 16 de Dezembro, é a vez das crianças do Pré-Escolar e 1º ciclo do Concelho de Sabrosa “descobrirem” estes bravos músicos que não desistem de lutar pelo seu sonho, o de pertencerem à Fanfarra Municipal, com sessões agendadas para as 09h30 e 11h00 no Auditório Municipal. À tarde, Os Músicos regressam a Vila Real, mais propriamente à Escola EB Corgo, onde pelas 15h00 se vão encontrar com as crianças do Pré-escolar e 1º ciclo deste estabelecimento de ensino. Este ciclo de teatro com Os Músicos da Aldeia… com cheirinho a Natal termina em Alfândega da Fé, no dia 17 de Dezembro, com a apresentação desta aventura às crianças de todo o Pré-Escolar e 1º ciclo daquele concelho, com sessões agendadas no Auditório da Casa da Cultura às 10h30 e 14h30.
Os Músicos da Aldeia conta com versão cénica e encenação de David Carvalho, e em palco com as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães e António Nascimento (estagiário). Ao conto original foi acrescentado um registo musical, com letra e música da autoria da escritora vila-realense Marília Miranda e voz de Teresa Ventura.
Ainda durante esta semana, e a demonstrar a importância da Companhia na formação de novos públicos para o teatro, a Filandorra vai estar na terça-feira pelas 10h30 no Auditório Municipal de Ribeira de Pena com o espectáculo Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, para os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas daquele Concelho, em jeito de Aula Viva sobre o autor e a obra. Na sexta-feira a Companhia desloca-se a Baião onde apresenta no Auditório Municipal pelas 15h00 o espectáculo História do Macaco de Rabo Cortado de António Torrado. À noite a Filandorra vai estar no Teatro Municipal de Vinhais com a apresentação de excertos das Contas Nordestinas para todos os funcionários da autarquia de Vinhais.
O ciclo de teatro a antecipar no Natal completa-se no dia 21 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Penedono, onde a Filandorra vai estar com o projecto ANIBILEI – Animação do Livro e da Leitura. As crianças dos Jardins de Infância daquele Concelho vão nesse dia à Biblioteca “descobrir” que as histórias que os livros contam podem ganhar vida!
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário