Celebra a Nacionalidade Portuguesa e homenageia o feito heroico de Martim Gonçalves de Macedo na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, que viria a afirmar Portugal como um Estado independente e soberano. O Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, instalado na antiga escola primária do Toural, é inaugurado no próximo sábado, às 15:00H.
Martim Gonçalves de Macedo, natural de Macedo de Cavaleiros, viria a ficar ligado à História de Portugal ao, naquele fim de tarde de agosto, salvar a vida do Mestre de Avis (a seguir, Rei D. João I) que, já atirado ao chão perante o castelhano Sandoval, viu a morte à frente e, com ela, as aspirações da independência de Portugal após a crise de 1383-1385. O Escudeiro Macedense, ordenado depois Cavaleiro, desfere golpe fatal ao Castelhano, ganhando lugar na História, que entretanto o viria a esquecer.
O seu feito fica agora irremediavelmente assinalado com a inauguração deste museu, momento que D. Duarte Pio, pretendente ao Trono Português, não faltará, assim como o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, o Diretor da Fundação Batalha de Aljubarrota, João Mareco e o Diretor Regional de Cultura, António Ponte.
O Museu Martim Gonçalves de Macedo alberga a exposição temporária “Assim se fez Portugal”, um trabalho da responsabilidade da Associação Terras Quentes. Museu de Arte Sacra com nova exposição
Também no sábado, será inaugurada no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros a exposição “Deus Menino”, reunindo várias imagens do menino Jesus de algumas paróquias do concelho, assim como a enigmática figura do Menino Jesus da Cartolinha da Sé Catredral de Miranda do Douro.
NI-Nélio Pimentel
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário