O Tio Nelson José Trindade, pai de sete filhos, tem 80 anos de idade e 68 de trabalho! Aprendeu a arte de ferreiro aos doze anos com o pai e ainda hoje trabalha o ferro com prazer na sua forja em Vale d’Alvaro, na cidade de Bragança.
Desde as tenazes, às relhas, aos assadores e às grelhas até às enchadas e foices, às machadas e portas forjadas, o nosso tio Nelson Trindade guarda na arte de fundir, forjar e moldar o ferro inúmeros segredos. Antigamente as ferramentas construíam-se de raiz enquanto que atualmente é mais frequente a reparação. O Tio Nelson é responsável por aguçar as ferramentas dos trabalhadores da Câmara Municipal de Bragança. Conta-nos com orgulho que a construcao que mais gostou de criar foi a dos portões forjados que de encomenda chegaram a França! Uma verdadeira obra de arte, uma estrutura arquitetónica de tão elevado valor e interesse ao ponto de ser exportada para França para embelezar uma propriedade Privada! Este exemplo mostra-nos possivelmente uma nova tendência que, a arte de forjar o ferro poderá assumir na conservação e restauro do patrimônio cultural e até quiça servir o requinte da fina arte da construção civil sofisticada. Esta arte poderá assim evoluir da finalidade de dar forma e função às ferramentas, para a criação de ligas de maior beleza e longevidade que se tansformam em peças de arte. Será que esta transformação poderá perpetuar este ofício antiquíssimo que remonta aos primeiros momentos das civilizações?
As mesmas mãos calejadas que domam o ferro tem também a sensibilidade, o dom e a delicadeza para dominar 3 instrumentos: o bandolim, a viola e a guitarra. O tio Nelson explica-nos que nunca aprendeu música e nao conhece uma nota musical “do tamanho de um comboio”, mas sente que a música lhe flui naturalmente nas pontas dos dedos... é como o sangue que lhe corre-se nas veias! Já pertenceu a vários grupos. São exemplos o rancho folclórico de São Joao de Brito (1º rancho folclórico da Cidade de Bragança), o rancho folclórico da Mãe de Água, entre outros. Atualmente pertence ao grupo de fados Tertúlia de Fados.
80 anos e uma Agenda bem preenchida! Obrigada Tio Nelson por partilhar connosco a sua tão interessante história de vida. E já agora Tio Nelson conte-os em jeito de brincadeira, na sua Casa o espeto também e de pau?! Ah! Ah!Ah!
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário