Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Museu do Abade de Baçal retratado em selos

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, foi incluído numa colecção de selos lançada este mês pelos CTT.
Este é a primeira unidade museológica retratada num selo e num bloco filatélico, já lançados, e que integram uma emissão filatélica de comemoração dos museus centenários nacionais.
De acordo com o director de filatelia dos CTT, Raul Moreira, a proximidade com o centésimo aniversário da criação do Museu situado em Bragança foi o que motivou a escolha para ser ele a iniciar esta colecção.
“A ideia era cobrir uma série de museus que já fossem centenários, e tínhamos os do Abade de Baçal e o do Grão Vasco, em Viseu. No ano que vem teremos mais museus”, avançou. 
A imagem de várias peças do Museu do Abade de Baçal e da própria capela foram selecionadas para aparecer nos selos que vão percorrer o mundo. “São apresentadas peças muito interessantes, temos a “Virgem com o Menino”, do séc. XV, uma Arca dos Santos Óleos, do séc. XVIII e um quadro que se chama Primavera, no bloco. 
O selo é uma vista da capela do museu com uma fíbula de pé alto piramidal de ouro martelado”, revela. O responsável pelo departamento de filatelia salienta que esta será uma forma de dar a conhecer o espaço museológico. “Temos em Portugal coisas extraordinárias e não estão muito divulgadas. 
O Museu do Abade de Baçal é um exemplo, embora seja muito conhecido na cidade de Bragança, haverá alguma dúvida que esse conhecimento seja generalizado a todo o país e quando fazemos uma série de selos onde centenas de objectos circulam pelo mundo inteiro mostrando peças do museu estamos a fazer uma promoção muito interessante”, frisa. Ainda recentemente os Correios de Portugal usaram as imagens da Sé Catedral de Bragança e da Basílica de Outeiro em selos. 
O director de filatelia dos CTT admite a hipótese de incluir outros monumentos, locais icónicos ou mesmo tradições transmontanas nas emissões filatélicas, em futuras colecções. 
Nesta emissão que homenageia o Museu do Abade de Baçal, o selo tem uma tiragem de 115 mil exemplares e o bloco filatélico de 40 mil exemplares. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário