Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Relação secular entre Freixo de Espada à Cinta e China fomentada através da arte

A relação entre Freixo de Espada à Cinta e a China está a ser fortificada através da arte. Mais um passo nesse sentido foi dado este sábado com a inauguração de uma exposição que partiu Xangai, na China, e que já percorreu 19 municípios em Portugal.
Agora chegou a vez da mostra de instrumentos tradicionais e bronzes chineses, alguns com cerca de 4 mil anos, serem expostos no Museu da Seda. 
O conselheiro cultural da embaixada da chinesa em Lisboa, Shu Jianping, na sua segunda visita a Freixo, explicou que ficou surpreendido com a ligação da vila transmontana à China. “Fiquei muito surpreendido pela rica história e pela forte ligação dessa pequena terra com a China. É uma vila muito especial para nós. 
Esta exposição cultural, ajuda o povo de Freixo, que já tinha uma ligação secular com a China, a conhecer um pouco mais desta cultura”, explica. 
A ligação ao país do oriente vai para além da seda. O navegador freixenista Jorge Álvares foi o primeiro europeu a chegar por mar à China, e entre os séculos XIX e XX vários frades missionários naturais de Freixo de Espada à Cinta passaram por aquele país. 
A autarca de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas explica que o objectivo é, através da cultura, fazer reviver esse movimento “que já vem de há longos anos” “Acho que temos de fazer tudo para que esse relacionamento continue”, refere, desvendando que há a possibilidade de a Banda de Música de Freixo vir a actuar na China. 
O director do Museu da Seda, Jorge Duarte, adianta que poderá haver novas iniciativas a envolver Freixo e a China. “Este é o segundo passo para estabelecer uma ligação muito fraterna entre os dois. 
Outra ideia é uma passagem de modelos com craidores chineses com a seda de Freixo, na praça Jorge Álvares por exemplo”, revela. 
A exposição estará patente até 8 de Maio no Museu da Seda. 
Ainda este sábado foi realizado um concerto com a maestrina chinesa Lu Yanan, a residir em Portugal, que actuou com a Banda de Música de Freixo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário