Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Alfândega da Fé Celebra 722 anos de Município

Alfândega da Fé comemora, a 8 de maio, o dia da fundação do concelho, data em que se assinalam 722 anos sobre a atribuição da primeira Carta de Foral, pelo Rei D. Dinis. Este ano a data assume um significado acrescido.
É que é a primeira vez que o Feriado Municipal se comemora neste dia. A altura vai ficar marcada por um conjunto de iniciativas culturais e recreativas que visam fomentar o espírito comunitário e fortalecer o simbolismo que se impõe a um Feriado Municipal. 

Este foi também um dos principais motivos que levou a Assembleia Municipal de Alfândega da Fé a deliberar sobre a alteração da data do Feriado Municipal. Até 2015 a efeméride foi celebrada a 29 de junho, data que corresponde apenas ao orago da Paróquia da Vila, tendo as restantes Paróquias o seu próprio orago. Esta data foi definida em 1978, numa época em que quase todos os municípios o fizeram, mais por “moda” do que por reflexão sobre a razão de ser de um Feriado Municipal. 

Com esta alteração pretendeu-se conferir a esta celebração um caráter mais concelhio e mobilizador de toda a comunidade. Pretende-se assim, promover a identificação de todos e todas os alfandeguenses com o dia do concelho, celebrando a data que o viu nascer e conferindo importância e significado acrescido às comemorações. 

Alfândega da Fé vai, assim, estar em festa no fim-de-semana de 7 e 8 de maio. Do programa constam a realização de Mercadinho de Produtos Locais, nas instalações da Associação Industrial e Comercial de Alfândega da Fé e um jantar concerto com o popular artista Toy. 

A 8 de maio destaque para a leitura encenada da Carta de Foral de D. Dinis, para a atribuição de distinções honoríficas aos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé e apresentação do livro “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé”, de Francisco José Lopes. As comemorações encerram com um concerto musical que conta com a participação Grupo de Concertinas de Sambade e dos Grupos de Cantares de Alfândega da Fé e de Sambade.

Sem comentários:

Enviar um comentário