quarta-feira, 22 de junho de 2016

História e Cultura Judaicas em debate em Torre de Moncorvo

Nos dias 24 e 25 de Junho a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe o II Encontro de História e Culturas Judaicas. Do programa fazem parte várias comunicações, apresentação de livros e uma visita guiada pela Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo.
A sessão de abertura decorre às 17h00, do dia 24 de Junho, e contará com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo, José Mário Leite, e do Professor Adriano Vasco Rodrigues. Seguem-se algumas comunicações moderadas pelo Professor Adriano Vasco Rodrigues, nomeadamente “Plantas na Bíblia e na Cultura Transmontana”, de António Lourenço Fontes, “Apontamento para a Caracterização do Trás-os-Montes Judaico”, de Elvira Mea, “Sam Levy, o Homem de Concordâncias” de Miriam Assor e “Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano” de Alda Berenguel. Às 21h00, realiza-se a apresentação do livro “ A Morte de Germano Trancoso” de José Mário Leite. 

No dia 25 de Junho, o encontro inicia às 10h30 com a apresentação do livro “ Na Rota dos Judeus – Celorico da Beira”, de Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade. Logo de seguida acontece uma visita guiada, por António Júlio Andrade, à Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo, acompanhada de alguns momentos de teatralização pelo Grupo Alma de Ferro Teatro.

Durante a tarde têm lugar várias comunicações, moderadas por Adília Fernandes, sobre “ José Álvares da Silva Causas dos Terramotos e Precauções Médicas Contra os seus Efeitos”, proferida por Norberto Cunha, “ Interações Culturais Judaico-cristãs na Idade Moderna”, da responsabilidade de Paulo Mendes Pinto, “ Aspetos da Comunidade Judaica Portuguesa em Amesterdão: Cemitério e Sinagoga”, por João Campos e “ A Voz de Deus – O Julgamento dos Profetas”, da autoria de José Mário Leite.

Na sessão de encerramento, o II Encontro de História e Cultura Judaicas contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Victor Moreira, e do Professor Adriano Vasco Rodrigues.

O concelho de Torre de Moncorvo é detentor de um vasto património material e imaterial ligado ao judaísmo, do qual destacamos a casa da sinagoga, a casa da inquisição, o tríptico da Santa Parentela, a rua dos Sapateiros, o Lagar da Cera de Felgueiras, as cobrideiras da amêndoa, assim como algumas marcas de cristianização, nomeadamente cruzes, estrelas de David ou do Signo Saimão, do Leão de Judá ou da mitológica Fénix, encontradas nas ombreiras das portas de algumas casas das aldeias de Felgueiras, Açoreira, Adeganha e Castedo. 

Além da aposta no Turismo Judaico e da adesão à Rota das Judiarias, esta é mais uma forma que o Município de Torre de Moncorvo encontrou para promover e divulgar o vasto património judaico existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário