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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Aprender a Brincar: professor brigantino desenvolve jogos para ajudar a estudar música

Aprender a Brincar: professor brigantino desenvolve jogos para ajudar a estudar música Um professor do Conservatório de Música de Bragança criou jogos didácticos para ajudar os alunos a estudar formação musical. Professor de música há 12 anos, João Dias, decidiu, há 6, criar os conteúdos didácticos do “Ouvido Astuto” que inicialmente estavam disponíveis apenas num site e passaram também a estar acessíveis em aplicações de telemóvel.
Para os alunos que usam os jogos, este é um bom método de aprendizagem. Diogo Bento de 14 anos estuda violino e piano no conservatório de Bragança e diz que os jogos o ajudaram a desenvolver as capacidades musicais.

“Comecei a usar “Ouvido Astuto” no 5.º ano. Muitas vezes utilizo para passar o tempo e gosto de estudar por lá, acho que é um excelente método para a aprendizagem. A aplicação faz com que apliquemos as aprendizagens e acho que as desenvolvemos muito”, garante.

Já Lara Semanas, aluna de guitarra e coro há 3 anos no conservatório, refere que usa a aplicação para se preparar para os testes.

“Uso a aplicação no tablet de vez em quando, principalmente quando vamos ter teste. Tem ajudado a desenvolver a minha música, o meu ouvido e para os testes. Desde que descarreguei tem facilitado na formação musical, porque é uma boa aplicação para quem quer melhorar a música”, diz.

Os jogos de leitura de notas e de ritmo são alguns exemplos, e para o sistema “android” há duas aplicações, “uma para trabalhar o reconhecimento auditivo melódico, na qual aparece um teclado de piano, ouve-se um som e os alunos têm de carregar na tecla correspondente, ou seja, o inverso de quando se toca um instrumento, e serve para mostrar ao software que o utilizador sabe que determinado som corresponde à nota; o segundo tem a ver com a leitura de notas, é apresentada uma nota musical numa pauta que deve ser identificada”, explica João Dias, o autor destes recursos.

De acordo com João Dias “é difícil encontrar uma forma de colocar os alunos a estudar partes específicas da música”.

"Quando se tem de estudar história, português ou mesmo um instrumento é muito concreto. Já no caso da formação musical, que implica o reconhecimento auditivo, é mais complicado", sustenta, visto que não há forma de saber se a compreensão dos sons está correcta, a não ser na aula.

Quando os alunos usam a aplicação, este professor acredita "que há evolução", nomeadamente em preparação para testes e porque os alunos ficam “com uma velocidade de leitura superior”.

E o mercado vai para além dos alunos do conservatório e ultrapassa mesmo os limites da própria fronteira nacional. Onde mais se usam as aplicações criadas em Bragança é nos Estados Unidos, Brasil e Coreia do Sul.

As duas versões do "Ouvido Astuto", uma gratuita e outra, sem publicidade, para quem quer apoiar o projecto, já foram descarregadas para telemóvel por cerca de 5 mil pessoas.

O professor revela que tem muitos projectos, alguns dos quais estão já a ser desenvolvidos, passando pela junção de material escolar, usando a realidade virtual auditiva, em “jogos mais imersivos”. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

1 comentário:

  1. De louvar o empenho, a criatividade deste docente, compreende que é necessário inovar, motivar para levar os alunos a atingir os seus objectivos. Não se limita às regras instituídas, procura soluções que levem a uma verdadeira aprendizagem.
    De louvar também a atenção do proprietário do blog, sempre atento ao que se passa nesta região.

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