Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Câmara Municipal assume execução das obras de reabilitação da Escola Secundária de Mirandela

Por considerar não ser admissível continuar a adiar as obras de reabilitação da Escola Secundária de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela (CMM) assumiu por acordo com o Ministério da Educação a realização destas tão necessárias obras.
Tal como aconteceu com as obras de reabilitação de outras Escolas Secundárias da região, esta responsabilidade deveria ser do Estado e em específico do Ministério da Educação, fosse através da Parque Escolar EPE ou de outra entidade considerada mais adequada.

Ao contrário do que foi apresentado publicamente, a Parque Escolar EPE não assumiu a responsabilidade da execução das obras da Escola Secundária de Mirandela, estando mesmo em risco a aplicação das verbas previstas e contratualizadas no Pacto Territorial de Desenvolvimento e Coesão da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, uma vez que não existe qualquer projeto de intervenção.

Uma vez que até ao presente momento nada foi feito para tornar possível uma intervenção nesta Escola a curto prazo e considerando que o Aviso do Portugal 2020 que permite o financiamento comunitário de equipamentos escolares só estará aberto até 31 de outubro de 2016, a Câmara Municipal de Mirandela assumiu aceitar a delegação de competências do Ministério da Educação para a execução das obras e começou já a desenvolver todos os procedimentos necessários.

Além da realização das obras, a Câmara Municipal de Mirandela suportará 7,5% do valor destas mesmas obras, correspondente a 50% da contrapartida nacional da candidatura a fundos comunitários de 2.378.255,29€. Neste processo a CMM exigiu ainda o reforço desta dotação de fundos comunitários em próxima reprogramação para garantir uma melhor e mais alargada intervenção.

Não obstante a injustiça de todo este processo em que mais uma vez a Câmara Municipal de Mirandela terá que suportar despesas que são da responsabilidade do Estado, neste caso do Ministério da Educação, o mais importante neste momento é garantir uma solução séria e célere para a Escola Secundária de Mirandela.

Recorde-se que no que se refere ao 1º Ciclo do Ensino Básico, decorrem já os procedimentos de concurso para a intervenção na Escola EB Nº 3 (Convento) e do novo polo escolar a criar na Escola Luciano Cordeiro e que durante o mês de outubro será lançado o procedimento da intervenção na Escola EB Nº 5 (Fomento).

Assumindo a urgência na realização das obras e lamentado o tempo perdido com a indefinição do Ministério da Educação, é objetivo da Câmara Municipal de Mirandela lançar antes do final do presente ano o concurso das obras de reabilitação da Escola Secundária de Mirandela.

Sem comentários:

Enviar um comentário