Por considerar não ser admissível continuar a adiar as obras de reabilitação da Escola Secundária de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela (CMM) assumiu por acordo com o Ministério da Educação a realização destas tão necessárias obras.
Tal como aconteceu com as obras de reabilitação de outras Escolas Secundárias da região, esta responsabilidade deveria ser do Estado e em específico do Ministério da Educação, fosse através da Parque Escolar EPE ou de outra entidade considerada mais adequada.
Ao contrário do que foi apresentado publicamente, a Parque Escolar EPE não assumiu a responsabilidade da execução das obras da Escola Secundária de Mirandela, estando mesmo em risco a aplicação das verbas previstas e contratualizadas no Pacto Territorial de Desenvolvimento e Coesão da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, uma vez que não existe qualquer projeto de intervenção.
Uma vez que até ao presente momento nada foi feito para tornar possível uma intervenção nesta Escola a curto prazo e considerando que o Aviso do Portugal 2020 que permite o financiamento comunitário de equipamentos escolares só estará aberto até 31 de outubro de 2016, a Câmara Municipal de Mirandela assumiu aceitar a delegação de competências do Ministério da Educação para a execução das obras e começou já a desenvolver todos os procedimentos necessários.
Além da realização das obras, a Câmara Municipal de Mirandela suportará 7,5% do valor destas mesmas obras, correspondente a 50% da contrapartida nacional da candidatura a fundos comunitários de 2.378.255,29€. Neste processo a CMM exigiu ainda o reforço desta dotação de fundos comunitários em próxima reprogramação para garantir uma melhor e mais alargada intervenção.
Não obstante a injustiça de todo este processo em que mais uma vez a Câmara Municipal de Mirandela terá que suportar despesas que são da responsabilidade do Estado, neste caso do Ministério da Educação, o mais importante neste momento é garantir uma solução séria e célere para a Escola Secundária de Mirandela.
Recorde-se que no que se refere ao 1º Ciclo do Ensino Básico, decorrem já os procedimentos de concurso para a intervenção na Escola EB Nº 3 (Convento) e do novo polo escolar a criar na Escola Luciano Cordeiro e que durante o mês de outubro será lançado o procedimento da intervenção na Escola EB Nº 5 (Fomento).
Assumindo a urgência na realização das obras e lamentado o tempo perdido com a indefinição do Ministério da Educação, é objetivo da Câmara Municipal de Mirandela lançar antes do final do presente ano o concurso das obras de reabilitação da Escola Secundária de Mirandela.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário