Duas professoras do Instituto Politécnico de Bragança, Carla Guerreiro e Lídia dos Santos, investigaram durante mais de um ano e meio a influência da cultura judaica no nordeste transmontano, sobretudo na zona sul do distrito de Bragança. O trabalho culminou no romance histórico “Terra de Encontros”, apresentado ontem no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Carla Guerreiro, natural de Lagoaça, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, explica que a ideia surgiu devido à curiosidade pelo tema, já que também ela tem ascendência judaica. “Este livro surgiu quase como uma homenagem aos meus antepassados e à minha terra de origem, Lagoaça, na tentativa de descobrir muita coisa que faz parte da minha ancestralidade e eu desconhecia. È fruto de um trabalho de investigação bastante apurado, que demorou cerca de um ano e meio a ser feito sobre a comunidade judaica, no distrito de Bragança, em inicio do século XX e havia muito pouca informação sobre o assunto, já que a investigação que se confina ao período entre os séculos XV e XVIII.
Lídia dos Santos é co-autora de outro romance histórico, publicado em 2014, “Os filhos do infortúnio”, que se desenrola na aldeia de Montouto, no concelho de Vinhais. Na apresentação desse livro, aceitou o desafio da colega para escrever o novo romance que, admite que não foi fácil”, referiu a autora.
A influência da cultura sefardita no nordeste transmontano tem vindo a merecer a atenção de vários investigadores e há mesmo um museu dedicado ao tema que se espera que seja inaugurado ainda este ano em Bragança. “Não foi nada fácil fazer este levantamento e foi preciso escrever, investigar e viajar muito. Foi preciso pegar quase ao colo nas pessoas mais velhas, que essas é que sabem mais histórias”, acrescentou Lídia dos Santos.
O professor e investigador António Tiza, lembra que o distrito de Bragança está fortemente marcado pelo povo judaico. “Bragança, não só enquanto cidade mas todo o distrito, toda esta faixa raiana, até Freixo de Espada à Cinta está também marcada pela presença pela actividade deste povo, a que chamamos também de marranos”, constatou.
O livro Terra d’ Encontros vai ser também apresentado em Lagoaça no próximo sábado.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário