Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 24 de setembro de 2016

Baptismo ortodoxo em capela católica: um exemplo de ecumenismo e acolhimento

Realizou-se um baptizado ortodoxo de um bebé de quatro meses de uma cidadã refugiada ao abrigo do projeto "PAR Famílias", da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. A cerimónia religiosa teve lugar na capelania da instituição que enaltece o simbolismo desta situação inédita, não só na SCMB, como na região.
A capelania da Santa Casa da Misericórdia de Bragança recebeu esta sexta feira, 23 de setembro, uma cerimónia religiosa de extrema importância e significado para a instituição. Pela primeira vez, ao longo de quase 500 anos de existência, foi feito um baptismo de uma criança, filha de uma das senhoras acolhidas pela SCMB no âmbito do acolhimento e integração de famílias de refugiados.  

"A cerimónia foi ainda mais especial dado que a mãe da bebé de quatro meses, professa a religião cristã, mas de rito ortodoxo. Foi ministro oficiante o Reverendo padre Vasyl Bundzyak, sacerdote ucraniano ortodoxo e residente na Arquidiocese de Braga que gentilmente se deslocou a Bragança para que o este sacramento fosse possível. Uma cerimónia intimista, emotiva e carregada de simbolismo, dada toda a situação que envolveu a chegada da criança e família à cidade de Bragança", refere fonte da instituição. 

A festa de batizado contou, mais uma vez, com a boa vontade e solidariedade de muitos voluntários, direção técnica e colaboradores da instituição que possibilitaram que este fosse um dia especial para mãe e filha. Este tipo de acontecimento não é inédito no país, mas na região e na cidade de Bragança esta foi a primeira vez que aconteceu. Um facto que leva o provedor da instituição a reconhecer que “a Santa Casa da Misericórdia de Bragança dá assim o exemplo de ecumenismo e de acolhimento, contribuindo para que o acolhimento de refugiados seja efetivo e se expresse em todas as dimensões da vida e sem preconceitos”, diz Eleutério Alves. 

De recordar que a Santa Casa da Misericórdia de Bragança enquanto instituição anfitriã da Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR), no âmbito da PAR Famílias (Acolhimento de Famílias), recebeu dia 22 de julho, nas suas instalações, três cidadãs provenientes da Eritreia e da República Centro Africana, nomeadamente uma mulher grávida e duas acompanhadas pelos seus filhos, atualmente com 4 e 5 meses de idade.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário