Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Câmara de Macedo “troca” obras na escola secundária por obras no pavilhão municipal

Macedo de Cavaleiros fica de fora dos acordos para a remodelação e modernização das escolas.
A ausência do concelho não passou despercebida à bancada do PS, na última Assembleia Municipal, com o deputado Pedro Mascarenhas a levantar a questão.

“Num despacho deste ano, de uma resolução em Conselho de Ministros, em que se autoriza a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares a realizar a despesa relativa aos encargos decorrentes da celebração de acordos de colaboração para intervenções, requalificação e modernização das instalações das escolas de 2º e 3º ciclo.

Vejo esta listagem, onde está Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vinhais. Não vejo Macedo de Cavaleiros.

Pergunta ao senhor Presidente porquê, se as escolas de Macedo não precisam de intervenção.”

Na resposta, Duarte Moreno, presidente do município, explica que a Câmara não pretende investir na escola secundária, por entender não ser da sua alçada. Mas nem todas as escolas do concelho ficam de fora das pretensões.

“De facto, é verdade, não temos nada. E era para termos, e podermos assinar no (passado) dia 27 esse acordo. O que acontece é que andamos a “jogar ao braço de ferro”, porque não queremos intervir na Secundária. Consideramos que não é da nossa competência. É do Estado, e é esse entidade que deve intervir.

Mas, das verbas disponíveis no nosso pacto, cedemos aproximadamente 400 mil euros, para a requalificação da EB1. Essa verba está no referido pacto, só falta que o Ministério (da Educação), através do delegado regional, nos dê o parecer positivo para que isso possa acontecer.”

O autarca de Macedo de Cavaleiros esclarece ainda que o investimento pretendido é no pavilhão municipal, uma ambição já anunciada anteriormente. Aguarda-se agora um parecer.

“Quando se fez o mapeamento no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM), todos colocaram escolas. A Câmara de Macedo colocou o pavilhão municipal, e o arranjo da escola EB1. Daí o braço de ferro que referi.

O senhor delegado região não quer que o dinheiro se gaste no pavilhão, quer antes canalizar as verbas para obras na Secundária. Como foi aprovado ao nível da Comissão Europeia, da CCDR-N e da CIM, o senhor delegado apenas tem que dar o parecer, e assinar o protocolo, para podermos entrar na EB1 e faz as obras, porque no pavilhão não precisamos de autorização de ninguém, é municipal. Ainda assim, o parecer é indispensável, porque alegamos ter 12 600 alunos a passar mensalmente pelo espaço, e é para eles e para toda a população que o queremos reabilitar.”

No concelho de Macedo de Cavaleiros, há a pretensão de investir na EB1 e no pavilhão municipal. Para isso o município quer tentar captar fundos comunicados.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário