Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Governo vai reativar programa de voluntariado para jovens patrulharem as florestas

Em 2017, o Governo vai reativar o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas.
O anúncio foi feito esta manhã, em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

“Vamos reativar um programa que já o Instituto Português da Juventude tinha há muitos anos, e que do nosso ponto de vista fazia todo o sentido. Por isso vamos reativá-lo em 2017, com verbas alocadas a esse projeto que é o voluntariado nas florestas. É sabia e reconhecido por muita gente que, durante anos, milhares de jovens ajudaram à prevenção dos incêndios.

Neste próximo ano queremos dar-lhe uma componente de educação ambiental.”

A última vez que este programa terá funcionado, de acordo com o Portal da Juventude, foi em 2011. Está prevista uma bolsa de pagamento, como nos moldes anteriores. É uma devolução, ainda que de forma temporária, jovens às aldeias, que ao mesmo tempo passam a conhecer melhor os locais onde vivem.

“Obviamente vai focar-se no período dos incêndios, no verão. Felizmente vamos voltar a ter milhares de jovens a passearem também por aldeias, nas suas missões de prevenção, em aldeias onde já vive menos gente, além de, claro, nas áreas florestais. Por isso, é um exemplo que eu tenho dado, porque muitos autarcas me referem que este programa é bom para que os jovens convivam com os mais velhos, e para que fiquem a conhecer melhor os seus territórios.”

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto já reuniu, sobre esta matéria, com Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, e tem agendada uma outra com o Ministério da Agricultura, que tutela as florestas.

Declarações esta manhã, na Casa do Careto, em Podence, numa visita que faz parte da iniciativa Roteiros da Juventude, que está a percorrer o país. Diz João Paulo Rebelo que pretende passar pelos 18 distritos, para perceber como funciona, neste momento, o associativismo juvenil no país. No distrito de Bragança, estavam quatro visitas agendadas. Para as 18h está marcado um encontro regional, em Bragança, aberto a todas as associações juvenis.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário