Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Águas do Azibo pintadas em telas para ver no Centro Cultural

Água, amor e pontes energéticas. São essas as inspirações que estão desde sábado expressas em pinturas nas paredes do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
A exposição “No Coração do Nordeste” é da autoria de Isabel Saraiva, uma artista portuense, que após várias deslocações à cidade macedense, reuniu os elementos necessários para fazer arte, como ela própria passa a explicar.

“Senti a cidade. O meu coração tem de sentir o pulsar da cidade. Eu não sou uma pintora que pinte todos os dias, faço um tema e descanso. Depois, ando pela minha cidade, que é o Porto, a deambular. Não vejo nada nem ninguém, sento-me e olho sem ver. Quando o meu coração começa a palpitar, eu vejo a possibilidade de criar.

E assim fiz com Macedo de Cavaleiros. Olhei sem ver, sentei, tomei café, tomei água, dialoguei, fui ao Azibo, sentei-me lá e estive calada no silêncio dialogante. E aí o meu coração começou a palpitar.”

Transfiguradora de pontes há 23 anos, Isabel Saraiva diz-se uma apaixonada por água e foi isso que a fascinou em Macedo de Cavaleiros.

“Aqui penso que os alunos e as pessoas têm um respeito muito grande pela água, o que foi uma mais-valia para mim.

Uma cidade onde há respeito e o culto da mesma, onde as pessoas não deixam as torneiras abertas, pois a água é o nosso bem mais precioso. É uma cidade que me encanta.

Então quando vi a pérola do Azibo, toquei-lhe, vi, captei, sensibilizei com as mãos e o olhar, fiz pontes e fiquei maravilhada.”

São ao todo 6 telas inspiradas nas águas do Azibo que vão ser posteriormente expostas em França. Um motivo de orgulho para o concelho macedense, como expressa José Luís Afonso, vereador da Cultura do Município.

“O que a Isabel sentiu foi paixão, amor à primeira vista, tal como muita gente que tem visitado o Azibo tem sentido. Ela ficou mais deslumbrada com a parte das paisagens e da água, que é aquilo que representa nas suas telas.

Enche-nos de orgulho saber que, tal como ela disse na abertura da exposição, estas telas vão serem levadas Paris, levando assim tudo o que nós temos de bom, quer no concelho quer no distrito, para ser visto internacionalmente.”

A exposição “No Coração do Nordeste” pode ser vista e sentida em Macedo de Cavaleiros até dia 21 de novembro.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário