Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de outubro de 2016

3 dias para conhecer Trás-os-Montes sobre duas rodas

Uma bicicleta, um gps e resistência física, são os elementos necessários para os 40 amantes da natureza que, durante o fim-de-semana, vão percorrer o solo transmontano.
A primeira Travessia Transmontana, uma iniciativa organizada pela associação Bike Adventure Tour com o apoio dos municípios abrangidos, teve partida esta manhã de Bragança, com chegada a  Macedo de Cavaleiros entre as 11h e as 14h.

Durante 3 dias os atletas vão percorrer 350 km de extensão, dos quais 7700 metros são de subida acumulada, onde o objetivo é dar a conhecer a região transmontana, como diz Filipe Teixeira, da associação organizadora.

“A atividade consiste num passeio organizado que liga Bragança a Amarante, numa área de extensão de 350 km, sendo o objetivo trazer pessoas a conhecer Trás-os-Montes epara levarem daqui uma recordação e o desejo de regressar.

Esta é a primeira edição, e, por isso, muito especial, só para um grupo restrito de convidados para que sejam os embaixadores das próximas edições. Trás-os-Montes é uma região única.”

Feita a paragem em Macedo de Cavaleiros, os atletas rumaram para Mirandela, num percurso que não é nada fácil, confessa Nuno Santos, Presidente da Associação de Ciclismo de Bragança que, por estes dias, também vai pedalar Trás-os-Montes.

“Agora vamos em direção em Mirandela por um percurso algo tortuoso de 60 km. Até agora já fizemos 78 km desde Bragança. Amanhã, segue-se o percurso que liga Mirandela a Vila Pouca de Aguiar, passando pelas serranias que dividem estas duas localidades.

O objetivo principal deste tipo de eventos é trazer gente de fora para conhecer a nossa região. Nós já conhecemos e sabemos que é um paraíso para o ciclismo, seja de lazer ou competição.”

Entre os participantes encontramos Pedro Araújo, que veio da capital, e embora seja um apaixonado pela paisagem transmontana, vê também na iniciativa uma prova de superação.

“De facto a região tem uma beleza íntima e excepcional para a prática dessa modalidade, o que, aliado ao maravilhoso clima que se faz sentir nestes dia de outubro, é algo que não se consegue traduzir em palavras, assim como o gosto por isto e as vivências que passamos.

É um prazer enorme estar na companhia destes colegas, e embora não sendo esta uma prova competitiva, passa por uma questão de superação. As dificuldades estão presentes no terreno, o que faz com que seja uma superação pessoal para todos os atletas que aqui participam.”

Os ciclistas aproveitaram a passagem pelo concelho para conhecer a Casa do Careto em Podence, a Albufeira do Azibo e no Núcleo Museológico do Azeite, na aldeia de Cortiços, alguns pontos de referência da região.

De Macedo o pelotão seguiu para Mirandela, passando ainda durante os 3 dias pelos concelhos de Murça, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Mondim de Bastos, acabando a volta em Amarante, já no distrito do Porto.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário