O Museu Militar de Bragança ultrapassou a barreira de um milhão e meio de visitantes. Continua a ser um dos museus militares mais visitados do país e entre aqueles que são tutelados pelo exército o que mais visitas recebe.
Cerca de 50 mil pessoas por ano passam pela unidade instalada na torre de menagem do castelo de Bragança e só este mês de Agosto mais de 19 mil visitaram a exposição patente no ex-libris da cidade.
Para o director do museu, o Major Paulo Rodrigues, estes números são o resultado de um esforço da equipa que trabalha no museu, mas não são alheios ao facto de estar situado no castelo.
Hoje, no dia nacional dos castelos, o museu completa 33 anos e a data, duplamente simbólica para aquele espaço, foi assinalada numa cerimónia onde o director do museu militar de Bragança voltou a frisar uma reivindicação antiga: ter mais pessoal em particular especializado, até porque a questão impediu a aprovação da candidatura à rede portuguesa de Museus.
A ouvir o pedido estava o major General Aníbal Flambó, responsável da direcção de História e Cultura Militar, que tutela o museu militar que prometeu estudar o assunto, mas sem deixar muita esperança devido às dificuldades económicas.
O dia nacional dos castelos a ser assinalado em Bragança, com uma cerimónia no museu militar. O programa incluiu uma palestra sobre as “Bandeiras de Portugal, Evolução, Histórias, Simbologia e Mitos” e ainda a inauguração da exposição temporária “A evolução da fortificação medieval" que se encontra patente no exterior da Torre de Menagem.
Esta sexta e sábado o museu terá entrada gratuita.
E entre as 15 e as 17h de amanhã vai decorrer a actividade "Move it", organizada pelo Ghost, um bailarino e coreógrafo brigantino.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário