Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Azeite e o Figo em destaque na aldeia do Lombo durante o fim-de-semana

Este fim-de-semana, o azeite e o figo foram motivo para visitar aldeia do Lombo, em Macedo de Cavaleiros, com uma feira dedicada aos dois produtos.
Um certame que acontece pelo 5º ano, numa freguesia que dista a cerca de 22km da sede de concelho, onde a variedade exposta vai para além do mote da feira.

Cidália Arrátel: “Nós este ano apostamos mais no folar, pão caseiro, nas bolas com carne, podem também encontrar os figos que não podiam faltar, daí a feira ser do azeite e do figo. Temos também uma grande variedade de bolos entre outros produtos como o creme para as mãos feito do azeite. Nesta feira vende-se muito bem e este ano o tempo ajudou bastante.”

Manuel Pedro: “Maçãs, uvas, tomates, pimentos, figos secos, amêndoas, azeite e aguardente. Este ano com mais saída do que o ano passado também devido ao tempo que está melhor.”

Elsa Brás: “Desde ganchos, bandoletes, tudo que tenha a ver com as meninas podem encontrar aqui no meu stand. Tenho vendido muito bem.”

Entre os expositores, há quem se junte em prol de uma boa causa. Etelvina Veiga dá voz aos paroquianos do Lombo, que, em colaboração com outras entidades locais, trabalham para ajudar a igreja.

“A igreja do Lombo já foi modificada algumas vezes e as obras acabam sempre por ter os seus custos. A comissão fabriqueira achou por bem, em associação com a Junta de Freguesia terem a barraquinha na feira a representar a igreja angariando fundos para a própria. As pessoas da paróquia tentaram sempre ajudar de alguma forma, logo eles fazem o produto da região, ou seja, o típico da aldeia e nós vendemos e os lucros revertem todos a favor da igreja. Os produtos que que vendemos são todos derivados do azeite que é um alimento natural e é nosso, não tem aditivos, é um alimento bastante saudável e puro. Nós tentamos utilizá-lo cada vez mais nos alimentos que consumimos.”

Dar oportunidade para que os produtores da terra possam vender os seus produtos, onde a qualidade é o principal cartão-de-visita. É o objetivo da feira, nas palavras de Armindo Cepeda, Presidente da Junta de Freguesia.

“O objetivo principal desta feira é promover e comercializar os produtos da nossa terra demonstrando uma grande variedade de produtos com qualidade. Assim podemos atrair muita gente. A qualidade é o melhor cartão-de-visita que temos para atrair as pessoas, a qualidade exige saber, saber tratar, produzir e escolher. Os expositores que estão aqui são todos da nossa freguesia e uma grande parte dos produtos são fabricados aqui e muitos só os expõem uma vez por ano, e é nesta feira.”

Um certame que vai para além da mostra e venda de produtos, acrescenta Duarte Moreno, autarca macedense.

“Estamos na quinta edição da feira do azeite e do figo no Lombo que é sempre muito caraterística porque tem duas coisas que são importantes, a primeira começa sempre com a batida e depois tem um seminário dedicado ao tema da agricultura e isso torna também esta feira em algo bastante interessante porque os próprios agricultores vão aprender alguma coisa relativamente a produções que querem ou estão a fazer. Por outro lado é o escoar dos produtos locais que permite que as pessoas façam este convívio que está aqui a acontecer.”

Declarações à margem da V Feira do Azeite e do Figo, que aconteceu durante o fim-de-semana, na aldeia do Lombo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário