Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

“Só a regionalização poderá inverter a situação do interior"

O deputado do PSD José Silvano, eleito pelo círculo de Bragança considera que a regionalização é a única solução para reverter a situação do interior país. O antigo presidente da câmara de Mirandela considera ainda que só a alteração do sistema eleitoral permitirá aos concelhos do interior lutar em pé de igualdade com as regiões do litoral. Estas são algumas das ideias fortes defendidas pelo deputado num balanço do primeiro ano desta legislatura.
José Silvano, deputado na Assembleia da República pelo círculo de Bragança defende uma alteração do sistema eleitoral e a criação de círculos uninominais.

Para o antigo autarca de Mirandela este será um dos caminhos para combater o isolamento do interior e a defesa das suas populações nos círculos de decisão política.

“Desde 1980 toda a gente fala em mudar o sistema eleitoral mas ninguém o faz e, no meu entender, ninguém o fará, pois se se der possibilidade aos deputados de representar a sua região isso porá em causa o poder central, quer dos partidos políticos, quer do parlamento”, refere.

Na primeira grande entrevista após a sua eleição há um ano atrás, José Silvano afirma-se contra a introdução no imediato de portagens na A4, assumindo-se, no entanto, defensor do princípio utilizador / pagador.

“Sou a favor de que tenha portagens no futuro, pois sou defensor do princípio do utilizador/pagador. Caso contrário, pagamos todos doutra forma e não sabemos para quem. Mas, Bragança foi o último distrito a ter auto-estrada, perdemos pessoas e negócios por não a termos. Há aqui um sentido de justiça e, quando decidirem colocar portagens, que nos dêem uma moratória de 5 a 10 anos, que é o que defendem todos os deputados do interior, para dar alguma equidade a este processo”, defende.

A alteração do ordenamento político e administrativo do país, através da defesa da regionalização é outra das ideias fortes deixadas pelo deputado eleito por Bragança, na luta contra a interioridade e o isolamento das populações do distrito.

José Silvano está há quase um ano na assembleia da república, depois de ter sido eleito nas legislativas de 4 Outubro, para o primeiro mandato como deputado pelo distrito de Bragança. O deputado aborda estes e outros assuntos, para ouvir na íntegra na entrevista que vai para o ar mais logo, depois das notícias das 17h e que pode conferir no jornal nordeste desta semana.

Hélder Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário