Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Vindima Comunitária levou pessoas à vinha no feriado de 5 de outubro

Ontem na aldeia do Lombo o feriado não foi desculpa para não acordar cedo.
Um dia reservado para uma vindima comunitária, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, que começa a ser já tradição para a recolha das uvas que vão dar origem ao prestigiado vinho Quinta do Lombo.

A vinha esteve aberta à disposição de todos aqueles que quisessem participar na atividade, que além de útil, é também uma forma de convívio entre populares e funcionários, como diz António José Vaz, vice-provedor da instituição e, ontem, vindimador.

“É um momento agradável. Tal como diz o nome, vindima comunitária, serve para nos juntarmos, convivermos, trocarmos impressões sobre as várias coisas da vida e sobre a Santa Casa que tem tido um percurso extraordinário aqui em Macedo de Cavaleiros.”

E entre os vindimadores, encontramos quem, embora não estando habituado a estas práticas agrícolas, soubesse explicar as técnicas da vindima. É o caso de Francisco Correia e José Gonçalves.

“Eu não estou propriamente habituado a isto, o meu ramo de trabalho são as letras mas acaba por ser saudável. A parte fundamental é o convívio.

Há sempre uma técnica como para outras actividades, o principal está na é uma tesoura de poda.”

O Vinho Quinta do Lombo, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, tem alcançado reconhecimento nacional, tendo já sido galardoado com medalhas de ouro, prata, bronze e foi recomendado em 2008 pelo Wine Master Challange.

Alfredo Castanheira Pinto, Provedor da Santa Casa, conta mais sobre a origem do vinho Quinta do Lombo.

“Logo quando tomei me tornei provedor, um dos problemas que tive foi a sustentabilidade da misericórdia. Passado 3 ou 4 anos, plantei a primeira vinha no Casal do Lombo somente para consumo dos utentes, nessa altura só para Macedo de Cavaleiros. Então começamos a pensar e plantei vinhas até ao ponto de tentar a construção de uma adega para o fabrico desse vinho. Em 2003 fiz uma candidatura para a construção da mesma mas não foi aprovada. Posto isso, resolvemos ser nós a construir a adega. A partir dai começamos a desenvolver as vinhas e neste momento temos 6 hectares plantados, tudo de boa qualidade.”

O vinho branco da produção de 2015 está já pronto a ser comercializado, e, para breve, esperam-se mais novidades.

“Vamos ter um vinho especial que é de uvas só brancas de uma vinha que plantamos e é o primeiro ano que esta a produzir, quanto às castas, uma é alemã que lhe da os aromas e outra é nacional. Estamos também a fazer uma reserva de um vinho que tem de estar 1 ano nos pipos, é da vindima do ano passado e irá ser uma reserva de touriga nacional.”

Um dia aberto a todos, onde o mote foram as uvas, na aldeia do Lombo, em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário