Portugal já assinou os acordos que permitirão aos operadores nacionais começar a exportar pera e maçã para o Perú já na próxima campanha agrícola.
Para o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, “trata-se de mais um importante passo no processo abertura de mercados de países terceiros para a fruta nacional, um processo no qual o Governo tem colocado especial empenho”.
A abertura do mercado do Perú segue-se à abertura da Colômbia para o leite e produtos lácteos e também para pera rocha, cuja primeira exportação se concretizou em dezembro último. Ainda na região da América do Sul estão em curso negociações com a Venezuela e com Cuba igualmente para leite e produtos lácteos, e ainda para peixe no caso de Cuba.
Luís Vieira sublinha “a importância estratégica de manter a dinâmica exportadora do setor agrícola, reforçando-a com novos destinos comerciais que seguramente constituirão novas oportunidades para a produção nacional e um forte estímulo ao investimento”.
Por essa razão, o Executivo tem mantido uma forte aposta na região do Médio Oriente, da qual resultou já a abertura do mercado de Israel para a exportação de ovinos, estando em curso negociações com a Líbia. Noutra região do globo, a abertura do mercado da China para a carne de porco encontra-se em fase final de negociação.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário