Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PCP teme que integração da água em baixa na Resíduos do Nordeste leve à privatização do serviço

A Direcção da Organização Regional de Bragança (DORBA) do PCP contesta a integração dos sistemas de água em baixa dos municípios do distrito de Bragança na empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste. Os membros da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes assinaram um memorando de entendimento para a “Agregação dos sistemas de águas e saneamento”.
Por sua vez foi também recentemente criada a empresa Águas do Interior Norte para os municípios de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. No caso de Carrazeda de Ansiães, a distribuição está entregue à Águas de Carrazeda, SA e está em curso um processo de retorno dessa gestão ao município, podendo esta num momento posterior ser entregue também à Resíduos do Nordeste.

O responsável do DORBA, Filipe Costa, entende que a concretização deste processo abre, a prazo, as portas à privatização da água na região e no imediato ao aumento dos preços.

“A concretização de tal processo abre, a prazo, as portas à privatização da água na região, transformando um bem público e inalienável num negócio chorudo para os privados”, ao que acresce o facto de tal implicar “a alienação dos municípios da capacidade de decidir sobre os preços e as tarifas, passando a estar dependente do conselho de administração da empresa”, sustenta .

Os comunistas recordam a concessão a privados dos serviços de recolha de resíduos como um exemplo do que não querem ver repetido com a água:

“A recolha dos resíduos sólidos foi concessionada pela Resíduos do Nordeste a empresas privadas, com consequências na degradação do serviço e aumento de preço para os serviços”, disse Filipe Costa.

Outra das preocupações do PCP de Bragança com estas alterações, prende-se com o futuro dos trabalhadores dos municípios que actualmente estão ligados a esta actividade na distribuição, manutenção, leitura e cobrança de água e saneamento:

A integração dos serviços de gestão da água em baixa na empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, que já foi acordada entre os municípios do distrito de Bragança, a preocupar o PCP. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário