Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

28 mil visitantes passaram pela XXI Feira da Caça e Turismo em Macedo de Cavaleiros

Terminou ontem a feira da caça e do turismo de Macedo de Cavaleiros. A organização estima que cerca de 28 mil pessoas tenham passado pelo parque de exposições para a vigésima primeira edição do certame.
A iniciativa teve este ano como destaque o primeiro congresso terras de cavaleiros que debateu os geoparques e o turismo na região e na qual foi apresentada a estratégia de turismo nacional para os próximos anos. O presidente do Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, garantiu que regiões como a transmontana não foram esquecidas no delinear desta estratégia e que a coesão territorial é um dos objectivos deste plano que se encontra em fase de discussão pública.
“Um dos desafios inscritos na estratégia para o turismo é a coesão territorial, mitigar as assimetrias nacionais e de puxar e desenvolver turisticamente os territórios do interior. Nas prioridades ao nível dos dez activos estratégicos para o turismo foram que identificados alguns que têm a ver de forma mais directa com Trás-os-Montes e o Douro são os elementos do património histórico-cultural, do património cultural e do activo água, destacando-se a albufeira do Azibo na região”, adiantou.

A gastronomia e os vinhos serão outros dos activos que poderão ajudar a impulsionar o turismo na região, o que só acontecerá, na opinião de Nuno Fazenda, com um conjunto de estratégias e medidas. Uma das que destaca é uma linha de apoio com cerca de 10 milhões de euros disponíveis em exclusivo para o interior.

“Não é com um único projecto ou medida, será através da concertação de várias medidas e acções. Nesse contexto está a aberta uma linha que o Turismo de Portugal lançou recentemente que é para valorização do interior, para apoiar projectos nesta área geográfica e esse é apenas um exemplo de uma discriminação positiva e isso compreende várias dimensões, quer infraestrutural quer de promoção turística”, referiu.

Nesta feira da caça e do turismo, considerada o maior certame desta natureza, o geoparque terra de Cavaleiros esteve em destaque não só no congresso, mas promovendo-se através da gastronomia. Várias receitas inovadoras foram criadas por alunos do curso de restauração do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros e mostradas pela primeira vez na feira. Uma forma de aliar os produtos da região e o geoparque, como explica o aluno Carlos Choupina.

“O geoparque pediu-nos para associar produtos que nós fazíamos com os minerais da terra, temos os umbiguitos, um bolo com amêndoa que imita o símbolo do geoparque, temos os micaxistos que é massa folhada com alheira, temos as granadas que têm a forma de pedras encontradas no geoparque, fizemos uma mistura de alheira com uma pasta de castanha e chamamos de granadas”, referiu o aluno.

Desde quinta-feira cerca de 28 mil pessoas passaram pela feira da caça e do turismo de Macedo de Cavaleiros. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário