Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Livro de missionário mirandês em Timor apresentado em Miranda do Douro por D. Ximenes Belo

Homenagear o padre Abílio José Fernandes, natural de Miranda do Douro, foi o objectivo da reedição do livro Esboço histórico e do estado das missões de Timor, por parte do município da sua terra natal, que foi apresentado este sábado no salão nobre da autarquia mirandesa.
O missionário passou por Macau e Timor no início do século passado, tendo a sua acção sido revestida de uma grande importância, em particular quando assumiu a coordenação das missões católicas em Timor.

O livro faz um historial das missões naquele território desde o século XVI e foi prefaciado por Dom Ximenes Belo, bispo de Timor e Nobel da Paz, que destacou o papel daquele sacerdote, que não foi o único mirandês que se empenhou na propagação o cristianismo naquela ilha.

“Trata-se de um grande missionário, de um grande mirandês e que teve um papel importante na evangelização na promoção da gente timorense e por isso o povo de timor está muito grato a todos os mirandeses que trabalharam e continuam a trabalhar lá”, referiu na apresentação da obra este sábado.

De acordo com o presidente do município Artur Nunes reeditar esta obra que foi inicialmente publicada em 1931 é uma forma de evocar o que fez este ilustre mirandês:

“No fundo, destaca-se o papel das missões, da evangelização e todo o papel nestas áreas que tiveram os três mirandeses que foram para lá, e por outro lado levara a sua raiz, história e tradições de Miranda”, frisou o autarca.

O padre Abílio José Fernandes, que viveu entre 1890 e 1944 viveu 23 anos na então colónia de Timor, e foi um dos grandes missionários no país e um dos arquitectos da diocese de Díli, tendo sido vigário geral e superior das missões de Timor, tendo dado mais dinamismo e aberto mais missões na região, e dando especial atenção à educação dos timorenses.

Um dos muitos livros que publicou foi agora reeditado inserido no programa das comemorações dos 500 anos do descobrimento de Timor pelos portugueses, que decorreu entre 2013 e 2015. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário