Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Autarcas, CCDR-N, ICNF e Zasnet reuniram para dar início ao plano de prevenção de incêndios florestais

Os municípios portugueses que integram a reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica reuniram, na passada sexta-feira, em Mirandela, com responsáveis da CCDRN, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e do ZASNET – agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.
"A reunião de trabalho pretendeu dar início à execução do plano de prevenção de incêndios florestais e de valorização e reabilitação de habitats naturais", refere Berta Nunes, a presidente do Zasnet, entidade gestora da Reserva da biosfera transfronteiriça Meseta Ibérica
Apesar de ainda estar numa fase embrionária, Berta Nunes adianta que o plano "vai ter em linha de conta a necessidade de combater os problemas do despovoamento, que tem favorecido o aumento de incêndios florestais, e a fraca capacidade que os territórios que integram parques naturais têm tido na fixação de pessoas".
Nessa matéria, Berta Nunes critica a gestão "demasiado centralista dos parques naturais que deve ser substituída por uma maior competência das autarquias nessa matéria, por forma a garantir uma verdadeira gestão de protecção"
Para já, ainda não existe uma previsão para quando a implementação deste plano. No entanto Berta Nunes entende que os projetos a integrar nesse plano terão pernas para andar, lembrando que o Ministro do Ambiente já deu garantias que a prioridade vai para as reservas da biosfera e que haverá financiamento quer do Orçamento de Estado quer de fundos comunitários.

Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário