Um projeto de eficiência energética e otimização de recursos que vai ser testado em Alfândega da Fé. Conjuntamente com Penela, Alfândega da Fé foi selecionado para demonstrar os benefícios ambientais, sociais e económicos deste conceito inovador.
A sessão de apresentação do Netefficity vai decorrer hoje, dia 24 de janeiro, pelas 17h30m, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.
Para além de questões relacionadas com a eficiência energética em edifícios municipais, o projeto destina-se também aos munícipes oferecendo-lhes uma solução de gestão de energia para as suas casas, assente na partilha de energia. O objetivo é possibilitar que a energia produzida nos edifícios municipais, através de fontes renováveis, seja partilhada com outros edifícios ou casas nos períodos em que os edifícios públicos não têm tantas necessidades energéticas. A ideia é proporcionar a redução da fatura energética ao mesmo tempo que se abre caminho para a autossuficiência neste campo.
O Netefficity é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e resulta da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficiência energética da Virtual Power Solutions, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples.
Este projeto vai ao encontro da política de sustentabilidade e eficiência energética do município de Alfândega da Fé, que neste âmbito vai também dotar todo o concelho com iluminação pública a LED. Esta intervenção vai ser dada a conhecer durante a sessão agendada para 24 de janeiro.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário