Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de julho de 2017

“Escritas do Nordeste, Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos”

Norberto da Veiga apresentou no passado dia 13 de junho, na Biblioteca Municipal, o livro “Escritas do Nordeste – Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos”. Uma compilação de textos que redigiu nos últimos 4 anos sobre autores da região, entre os quais o alfandeguense Francisco José Lopes.
Publicado pela Lema D’Origem Editora e apoiado pelo Município de Alfândega da Fé, o livro apresenta uma análise crítica de quinze textos de nove autores transmontanos: António Sá Gué, António Tiza, Ernesto Rodrigues, Fernando Mascarenhas, Francisco Niebro (Amadeu Ferreira), Hélder Rodrigues, Tiago Patrício, Carlos D’Abreu e Francisco José Lopes. 

Este livro é o primeiro do autor apesar da sua intensa atividade de escrita, para a imprensa regional ou prefaciando obras de outros autores. Norberto da Veiga é professor no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e também ele transmontano como os autores que examina no livro. 

A apresentação, a cargo do professor Francisco José Lopes, salientou as duas secções do livro, ou seja, os textos sobre a narrativa e sobre a poesia, enfatizando, ainda, as obras e os autores que foram objeto de análise por parte do crítico literário. 

O autor começou por referir que não há escritores sem leitores, uma vez que só quem lê pode almejar a escrever. De seguida, elencou os propósitos que nortearam a elaboração da obra, asseverando que o desiderato que presidiu à compilação destes ensaios e recensões foi, como se lê no prefácio, uma tentativa de “construir um sentido”, alvo de todo o esforço de ler e, sobretudo, como se afirma no posfácio, dar a conhecer e divulgar, ou citando: “levar mais longe a escrita destes autores”. Este propósito encontra-se gizado na nota prévia que acompanha o livro. 

A presidente do Município de Alfândega da Fé referiu que a Autarquia continua a apoiar a edição e lançamento de obras literárias no concelho, privilegiando autores locais e da região.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário