Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Aldeia de Bragança recorre à tradição de pedir chuva à Senhora da Serra

A população da aldeia de Rebordãos, em Bragança, vai recorrer a uma tradição antiga e excecional para pedir chuva à Senhora da Serra, com uma novena que começa e acaba a carregar a santa em ombros durante duas horas.
Há, pelo menos, 15 anos que não se fazia este ritual, como disse hoje à Lusa o pároco e reitor do Santuário da Senhora da Serra, Manuel Rodrigues, explicando que se trata de "uma tradição de Rebordãos em que, para chover ou parar a chuva, a população vai buscar Nossa Senhora ao santuário para a igreja matriz" da aldeia.

A santa, uma imagem "grande e pesada", é carregada em ombros num percurso de duas horas pela serra, que será feito no sábado, à tarde. Segue-se a novena, uma procissão de velas pelas ruas da aldeia, a 27 de outubro, e, no dia seguinte, a santa é carregada da aldeia para o santuário no cimo da serra.

"As pessoas estão já em pânico. Não é pela falta de água nas torneiras, mas ao nível da agricultura - tem de chover em cima das castanhas - e elas só recorrem a esta tradição em casos extremos", descreveu o pároco.

A população da aldeia foi quem pediu para fazer a novena devido à seca extrema que está a afetar sobretudo os campos e concretamente a castanha, principal fonte de rendimento no concelho de Bragança, um dos maiores produtores nacionais.

A população desta aldeia da Serra da Nogueira tem devoção na santa e "está confiante de que vai ser atendida", como afirmou Manuel Rodrigues.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, a partir de segunda-feira, para todo o país.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário