40 viaturas e 800 militares, da Brigada de Intervenção, desfilaram em Bragança, na Avenida Sá Carneiro, no âmbito das comemorações do décimo segundo aniversário desta unidade do Exército Português, na última quarta-feira.
Presente neste dia de comemorações da Brigada de Intervenção esteve o Chefe do Estado-maior do Exército, General Rovisco Duarte, que no seu discurso salientou a capacidade operacional da brigada, tecnologicamente evoluída: “estamos disponíveis para possíveis palcos de guerra e continuamos o teatro de operações no Afeganistão, na Republica Centro Africana e outro que venha a surgir. Estamos a ombrear com os melhores exércitos do mundo, queremos continuar com esta postura e a prová-lo é o resultado do nosso trabalho neste último país referido, com os para-quedistas do Regimento de Infantaria nº15. Exemplos claros são as nossas missões no Kosovo, na Bósnia Herzegovina, no Afeganistão, na Lituânia, em Timor", explicou Rovisco Duarte.
De Chaves a Vendas-Novas, a brigada conta com oito regimentos espalhados pelo país e, este ano, escolheu a cidade de Bragança para assinalar as suas comemorações. Hernâni Dias, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, valorizou o trabalho desenvolvido na reabilitação da fachada da antiga sé da cidade, que foi feita por esta unidade militar: "toda esta cerimónia militar teve ainda mais sentido com este trabalho feito anteriormente pelas equipas da brigada. Há já um novo projecto para implementar relacionado o castelo de Bragança", revelou Hernâni Dias.
As celebrações do dia da Brigada de Intervenção culminaram com a Marcha Militar na Avenida Sá Carneiro. Com consultas médicas, mostra de viaturas e material militar.
Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário