Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

“Douro em Movimento, Aldeias com Vida” apresenta resultados da atividade na região

O Projeto “Douro em Movimento – Aldeias com Vida” encerra formalmente as suas atividades com uma noite de festa e diversidade cultural no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego. É já na próxima quinta-feira, 12 de Julho, a partir das 21 horas. Ao palco subirão nomes como Vitor Norte, Marcantónio Del – Carlo, Rita Blanco, Pedro Joia, entre outros.
Constituído por um conjunto de iniciativas para a cooperação entre regiões com Patrimónios da Humanidade classificados pela UNESCO, este projeto veio fomentar a preservação, a valorização e a promoção internacional da riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconómica do Douro, a partir das Aldeias Vinhateiras e do Alto Douro Vinhateiro. 

Ao longo de dois anos, promoveu o desenvolvimento da região, divulgou o que de melhor nela se produz, ajudou à qualificação da oferta turística e a criar melhores condições de fixação das pessoas.

Os seus promotores, as associações Douro Generation e Rede de Aldeias Vinhateiras, contaram com o apoio da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), dos Municípios de Carrazeda de Ansiães, Moimenta da Beira, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço, Tarouca e Vila Real, assim como de instituições como o Regia Douro Park e as Fundações Casa de Mateus e Museu do Douro. 

Outras associações e organizações públicas e privadas, nacionais e dos países estrangeiros participantes, constituíram uma rede colaborativa para a implementação das atividades do projeto. Destaque para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). Foi assim possível estabelecer protocolos e criar laços de colaboração com Sítios classificados como Patrimónios da Humanidade, tanto na Europa como em países lusófonos, sendo eles: Las Médulas, em Espanha, Cinque Terre, em Itália, Tokaj, na Hungria, Cidade Velha, em Cabo Verde, Salvador da Bahia, no Brasil, Macau, na China e a Ilha de Moçambique. 

Apostou-se na promoção de produtos regionais, com a presença em feiras internacionais, realçando-se a L’ Artigiano in Fiera 2016, em Milão, a Feira Internacional de Macau 2017, e a Salon Internacional de L´a agriculture 2018 , e estabeleceram-se contactos com empresas e associações empresariais de vários países, que são mercados importantes para o vinho. 

O “Douro em Movimento-Aldeias com Vida” beneficiou do apoio da CCDR-N, através do Programa Norte SIAC Internacionalização para Territórios de Baixa Densidade, nº do projeto NORTE-02-0752-FEDER-000009.

As atividades de promoção internacional do Douro constituíram uma parte significativa deste projeto, mas outras se mostraram de grande valia para que os objetivos traçados pudessem ser alcançados. 

Foi assim com a elaboração do Estudo de Mercado e da Carta de Boas Práticas, que dedica especial atenção às Aldeias Vinhateiras, e com a dinamização socioeconómica e cultural, que levou a várias localidades da região expressões culturais diversificadas.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário