Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Dias do Património a Norte passou por Outeiro, Bragança

A Basílica de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, foi palco dos "Dias do Património a Norte" durante este último fim-de-semana.
A iniciativa compôs-se de actividades que tiveram como objectivo dar a conhecer as particularidades e a riqueza deste monumento histórico. Tendo já passado por outros 5 municípios, segundo António Ponte, director regional de cultura, pretende ser uma nova forma de abordagem ao património cultural.

“É uma nova experiência de abordagem ao património cultural partindo de aspectos muito peculiares por onde nós passamos trazendo para o património uma peça que nos parece essencial que é a comunidade. Aqui realizou-se uma experiência gastronómica baseada em produtos locais e nesta iniciativa agregamos um espectáculo de comunidade, para que as pessoas sintam o património com o seu” destacou António Ponte.

Em parceria com os municípios locais, a iniciativa é promovida pela Direcção Regional de Cultura do Norte e representa um investimento total de 400 mil Euros, co-financiado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER. Conforme António Ponte são trabalhadas várias dimensões respeitantes ao património.

“Trabalhamos aqui várias dimensões do património, a comunicação, o estudo e novos contextos de interpretação. Este ano, é o primeiro que estamos a promover “Dias do Património”. Vamos estar a 11 de Agosto em Mogadouro e a 29 de Setembro em Alfândega da Fé, onde encerraremos este programa.

Por Outeiro esteve também Helena Freitas. A antiga coordenadora da Unidade de Missão destacou a dinâmica à volta do património como forma de trazer a comunidade à "reflexão".

“Cria uma dinâmica à volta do património e traz a comunidade à reflexão. São oportunidades também para que as pessoas criem uma maior identidade e  acreditem no valor dessa  identidade. Por outro lado, alertam também os poderes públicos para uma realidade que nós temos. Os investimentos públicos têm de ser orientados para estas regiões do país. Parece-me que é essencial provocar esse investimento e perceber que é este o caminho,” ressalvou Helena Freitas.

As actividades, por Outeiro, começaram com uma visita-jogo para os mais novos e, houve ainda tempo para uma conversa sobre o impacto que as diversas alterações territoriais, a vários níveis, provocam nas populações. Sob a orientação de Artur Carvalho e António Miguel, das Vozes da Rádio, ao final da tarde fizeram-se ouvir as vozes de duas comunidades musicais brigantinas.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário