Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Marconi reviu amigos e mostrou-se confiante no regresso do GDB aos nacionais

Marconi confessa que foi com tristeza que recebeu a notícia da descida do Grupo Desportivo de Bragança ao distrital.
O antigo jogador e treinador dos canarinhos, na década de 80, esteve de visita a Bragança e em entrevista à Brigantia falou do actual momento do clube.

“Foi uma tristeza profunda. Depois de tudo que vivemos no passado e agora ver o Bragança no distrital com as condições que tem. No entanto, o futebol tem imponderáveis e há situações que não funcionam e se calhar foi isso que aconteceu”.

Marconi destacou-se na linha de ataque do GDB na temporada de 1986/1987 e assumiu o comando técnico na época seguinte, regressando em 1989.

Vinte anos depois voltou a Bragança para rever amigos e antigos companheiros de equipa mostrando-se confiante “no regresso do GDB aos nacionais”.

Marconi apelou ao bairrismo dos adeptos. Algo que segundo o antigo jogador havia na altura em que vestiu a camisola do Bragança.

“Faço votos que voltem a incutir o bairrismo aos adeptos, penso que de perdeu um pouco. É verdade que hoje em dia há mais distracções ao domingo, mas antes ire aos jogos do GDB era uma distracção. As pessoas só depois de ir ver o GDB é que iam a outros sítios. A equipa jogava bem e era um domingo de felicidade”.

No convívio de antigos jogadores, Marconi recordou tempos de glória do GDB e a proximidade que havia com os adeptos e com a comunicação social.

“Na altura o GDB era um clube familiar. Havia um bom entendimento entre jogadores, directores, massa associativa e comunicação social. O GDB tinha sempre casa cheia e fazia bons jogos”.

Também Sena, antigo avançado do GDB, trouxe à conversa a qualidade da antiga 2ª divisão e critica o actual modelo competitivo, o Campeonato de Portugal.

“Naquela altura a 2ª Divisão, zona norte, seria agora a 2ª Liga. Competíamos com equipas como Paços de Ferreira, Rio Ave, Feirense ou Varzim. Agora o que é o Campeonato de Portugal?”

Sobre o actual momento do GDB, Sena aplaude o facto de a direcção estar a recuperar jogadores prata da casa.

“Parece-me que estão a fazer um bom trabalho ao contratar jogadores da terra. Há muitos jogadores em outros clubes, que são de Bragança ou perto, e que têm qualidade para jogar no GDB. São jogadores que têm que ser acarinhados”.

Quanto a Marconi continua ligado ao futebol no Recife, no Brasil, mas com uma vertente social. O antigo avançado realiza trabalho comunitário com crianças e jovens carenciados.

Marconi é um dos nomes incontornáveis da história do Grupo Desportivo de Bragança. O antigo avançado brasileiro chegou a Portugal em 1973 para jogar no Gil Vicente, seguiu-se o SC Braga, Lusitânia Lourosa, Chaves, Águeda, Alcobaça, Académica de Coimbra, Desportivo das Aves e G.D. Bragança onde terminou a carreira em 1987.

Foi também no GDB que se estreou como treinador na época de 1987/1988, regressando em 89.

Em entrevista à Brigantia, Marconi disse que continua "a acompanhar o GDB, mesmo à distância, através da internet e nas redes sociais".

Escrito por Brigantia
Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário